TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação de Pobreza

Por:   •  15/4/2019  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN

Unidade Santo André

Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo

Raphael Cavalheiro Lima. R.A: 306066615807

DICIPLINA INTERATIVA BLENDED

Santo André

2018


Raphael Cavalheiro Lima. R.A: 306066615807

DIB - DICIPLINA INTERATIVA BLENDED

FAMÍLIAS EM CONTEXTO DE POBREZA VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL  

Relatório Parcial entregue como exigência à disciplina interativa blended, no curso de Psicologia da Universidade Anhanguera de São Paulo (UniAN), sob orientação da Professora Ani Paula Mogentale.

Santo André

2018

        Para uma construção significativa em detrimento da qualidade do conteúdo abordado, é necessário introduzir de forma a identificar e abordar a pobreza, para posteriormente discorrer sobre o tema de maneira mais ampla e completa.

        A pobreza é abordada por diversas perspectivas e cada uma oferece informações e posições peculiares e extremamente eficientes quanto a materialização e tradução de um problema humano, um problema social. A pobreza não é uma condição natural, mas uma consequência das construções humanas. No inicio da historia da humanidade, todos os primatas, ou seja, os pré históricos, todos eram pobres  em situação de fragilidade, cujo foco não podia ser mais do que a sobrevivência e portanto, dispensando a maioria dos prazeres e confortos. Seguindo esse ponto de vista histórico, não existe dificuldade quanto a passagem pela história e a constatação da evolução do primata solitário para grupos, civilizações e sociedades. Ainda com o intuito de abordar o tema, uma explicação detalhada do ponto de vista histórico não é necessário, o ponto crucial em que podemos destacar sobre a perspectiva histórica é o fato de algumas civilizações e sociedades evoluírem mais do que as outras e portanto dando origem a desigualdade que hoje toma proporção social.

        Estendendo uma linha direta ao capitalismo que surge no século XV em substituição ao sistema feudal, no fim da idade média, entraremos de fato no centro da desigualdade e portanto da pobreza.

        O capitalismo é formado por duas instâncias, o possuidor de propriedade privada, o empregador e famoso patrão e do outro lado aqueles que vendem sua força de trabalho, conhecidos como proletariado. A competição devido ao limite do capital e a impossibilidade de travessia do proletariado para  exercer o controle são as evidências de um sistema que necessita da desigualdade, afinal, sem a maioria vendendo a força de trabalho o sistema seria prejudicado. Existem diversos problemas em relação ao capitalismo como a produção excessiva pouco relacionada a necessidade, porém assim como no ponto de vista histórico, alcançar o objetivo do trabalho independe da especificidade, pois a intenção está sobre a ótica holística que é necessariamente diferente de uma ótica restrita.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com