TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Monografias: A Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 4

Passo 1

Envolto ao meio empresarial, uma determinada instituição societária veio sendo desenvolvida surpreendentemente ao longo dos tempos, utilizando meios estratégicos, para sobrepujar barreiras econômicas e legislativas, tornando-se um tipo de “termômetro” dos negócios, este regime, é a Sociedade Anônima.

Sociedade Anônima é a formação de composição de uma empresa, este protótipo ofereceu a capital social à oportunidade de dividir-se em ações que podem ser negociadas livremente.

No Brasil, a sociedade anônima foi aceita na lei a partir de 1850. Após sua criação, a lei nº6.404 passou a beneficiar acionistas minoritários de sociedade Anônima, que tinham seu capital aberto. Após um tempo, a lei foi sendo modificada para melhor se adequar as mudanças financeiras e econômicas do país.

Passo 2

Cooperativa: é um tipo de sociedade que envolve civis, que possui a forma jurídica própria, sem ter chances de falência constituída para a prestação de serviços aos associados. Permite nomear uma pessoa autônoma de vaga constituição, com capital e composição variáveis e sem fins lucrativos, com o intuito de suprir as necessidades e absorções econômicas, sociais e culturais dos membros associados.

Associações: “Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos”. Ou seja, a associação é um tipo de pessoa jurídica que não possui uma finalidade econômica. É formada por pessoas físicas que possui objetivos comuns, não possuindo interesses lucrativos através de pessoa jurídica.

Fundação: As fundações participam de um patrimônio personalizado destinado a um fim. Segundo o atual Código Civil a fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência.

Sociedade em conta de participação- SCP: Quando um grupo de pessoas reúne-se, para um determinado lucro comum, em algum tipo de operações comerciais determinadas, trabalhando para um fim social, esta associação recebe o nome Sociedade em Conta de Participação, e podendo ser classificada como: acidental, momentânea ou anônima. A formação desta sociedade não está propensa as determinações legais propostas as demais sociedades. A SCP geralmente é constituída por um prazo limitado, no intuito de averiguar novo projeto. Após averiguar, a sociedade acaba.

Sociedade Capital e Indústria: É a sociedade entre sócio que aferra capital, responde por obrigações sociais, e sócio que aporta seu trabalho.

Consórcio de Empresas: Baseia-se na agregação de sociedades, que talvez possam ser o sob o mesmo controle ou talvez não, e que desmereceram sua personalidade jurídica, para adquirir finalidade simples ou deliberado empreendimento, geralmente de grandes proporções, onde exige para sua execução conhecimento técnico especializado e instrumental técnico de elevado estalão.

Joint Venture: É a parceria entre agentes econômicos de diversas competências com o objetivo de reunir conhecimento e criar uma determinada ação simultânea para efetuar um empreendimento, para melhor ampliar as oportunidades de negócios em beneficio de seus aliados.

Passo 3

Sociedades empresárias

Esta sociedade é considerada um instituto genérico e impessoal que envolve diversos tipos de sociedade. É considerado um tipo de reunião que tem como principal objetivo realizar atividades econômicas bem preparadas para a produção e divulgação de bens e serviços, relacionados a empresa, onde visa lucro e partilha entre seus componentes. Em resumo, é a reunião de dois ou mais empresários, para a exploração de atividades econômicas.

Neste tipo de pessoa jurídica, exige a participação de sócios, sendo assim, não pode ser menos que duas pessoas, tanto fiscais quanto jurídicas, pagamento de títulos de capital social, nem havendo necessidade de um valor estimulado, as obrigações do sócios é referente as quotas da capital, pode tolerar comportamento falimentares, pode ser usadas firmas ou denominação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com