TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia como forma de consciência

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  2.183 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

BERGER, Pedro. Cap.2 “A Sociologia como forma de consciência”. Perspectivas sociológicas: Uma Visão Humanística.  23⁰ Ed. Petrópolis: Editoras Vozes, 2001.

Nesta parte da obra, o objetivo do autor é expor conceitos de ‘sociais’ e ‘sociedade’ e os amplos significados que as pessoas dão a ela. Em seu livro, Perspectivas Sociológicas, o escritor tenta propor ao leitor questionamentos e fundamentos sobre o estudo sociológico e como isso contribui para um melhor conhecimento do mundo humano.

Nessa perspectiva, o sociólogo pode encontrar objetos de estudo em todas as instituições humanas, mas nem tudo é material sociológico. O literato mostra que as perspectivas sociológicas vão muito alem de fachadas das estruturas sociais. Quando acontecem problemas sociais ou algo na sociedade não funcione como pressuposto, as pessoas esperam que sociólogo investigue e estude o problema para achar solução, que resolva isto de acordo com sua conveniência. É importante pontuar que o problema sociológico é diferente do problema social. A capacidade de olhar uma situação de pontos de interpretações diferentes que constitui uma das características da consciência sociológica.

O autor considera que a percepção sociológica é refratária à ideologia revolucionaria, pois não enxerga só através das ilusões como também das expectativas ilusórias que são alimento espiritual de revolucionários.

A sociologia está diretamente ligada ao mundo moderno, no sentido de que os valores são relativizados. Um exemplo a isso é a mobilidade social, movimento de camadas sociais uma para a outra.

Outro aspecto é a consciência da relatividade em todo o mundo e em diferentes décadas, dada pelo monopólio de pequenos grupos de intelectuais e contemporaneamente se representa como um amplo fato cultural que se estende as camadas do sistema social.

Vemos que as perspectivas sociológicas querem entender a organização formal e informal das estruturas sociais, para compreender as interações sociais. É abordado a modernidade do pensamento sociológico através da desmistificação, relativização e alternação.

A sociologia é uma forma de consciência critica e moderna. É importante salientar, que a sociedade é um termo quantitativo com isso pode haver grupos mais restritos ou com mais privilégios.

 O que a perspectiva sociológica traz é olhar por todos os ângulos, ou seja, ver além das fachadas ou das estruturas sociais, para assim conhecer sua realidade e os meios que movem os fatos sociais.

Diante a isso, é de suma importância conhecer as perspectivas sociológicas com a finalidade de se obter a consciência, o pensar e o racionalizar com um embasamento crítico dos fatos para ver além de versões oficiais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com