TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Artigo: A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JÉSSICA VARJÃO DE OLIVEIRA

A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Itabuna

2011

JÉSSICA VARJÃO DE OLIVEIRA

A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas. Filosofia – Sociologia –Fundamentos historicos, teoricos e metadologicos do serviço social II - Psicologia Social.

Prof. MARCIA-SERGIO-ADARLY-LISNEIA.

Itabuna

2011

SUMARIO

Introdução..............................................................................................................01

Resenha ................................................................................................................02

A trajetória do serviço social no Brasil

Conclusão .............................................................................................................04

Referencias bibliográficas .....................................................................................05

INTRODUÇÃO

Em decorrência de diversos fatores políticos, econômicos e sociais que se passavam no país. Não podemos considerar o surgimento do Serviço Social como apenas mais um acontecimento. As ações da igreja não conseguirão conter as questões sociais sendo assim o estado profissionaliza o serviço social.

A TRAJETORIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

A situação econômica e social do país, vigente na época, levou o estado brasileiro a absorver algumas reivindicações populares, principalmente, aquelas que demandavam condições de alimentação, moradia e saúde. Com isso, através de uma legislação social e salarial, o governo federal ampliou as bases do reconhecimento da cidadania social (IAMAMOTO, 1998).

Para entendermos o surgimento do serviço social no Brasil que acontece na década de 30 do século passado há a necessidade de entendermos a situação econômica e social da época. Devido à segunda guerra mundial o Brasil assim como muitos outros países sofreu com a crise econômica financeira, tendo como base da sua economia o café, principal produto de exportação. O governo para elevar os preços que atingiram níveis baixíssimos mandou queimar milhões de sacas, o que fez com que fazendeiros deixassem de plantar café e investissem seu capital em atividades industriais. O preço dos produtos importados elevou muito, incentivo para que a produção fosse continua assim o prejuízo foi ainda maior conseqüências da crise que afetava o mundo.

A revolução industrial no nosso país não se deu logo, mas quando aconteceu trouxe uma nova maneira de fabricar produtos e muitas outras mudanças para a economia e o homem. Tivemos como conseqüências utilização constante de máquinas, aumento da produção; crescimento da urbanização e despovoamento nos campos; surgimento das classes burguesia e proletariado. Era o início da divisão de classes como ordem natural: de um lado a burguesia como os detentores proprietários dos meios de produção versus os proletários – trabalhadores detentores apenas da força de trabalho.

A igreja católica deu inicio as primeiras praticas assistencialistas o serviço social era realizado pelas moças da sociedade e que se encachacem em um perfil formado pela igreja “moças boazinha”. O objetivo da igreja era fortalecer o catolicismo e modelo de família tradicional. Só depois o estado se une a igreja para inserir na sociedade políticas assistencialistas buscando atenuar os conflitos de classes é através desse enfrentamento das questões sociais que surge a institucionalização da profissão apoiada no positivismo.

Os profissionais eram enviados para estudar nos Estados Unidos, porém as técnicas desenvolvidas por eles haviam sido moldadas num contexto diferenciado, por se tratar de um país desenvolvido e sem problemas de classes. Faz-se necessária uma mudança de postura fugindo do modelo europeu tradicional, para esse molde norte-americano, mais científico e profissional, buscando trazer uma visão mais modernizada para a profissão.

A igreja foi quem contribuiu para que fossem fundadas aqui no Brasil instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com