TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Página Inicial » Ciências Sociais Trajetória Da Assistência Social No Brasil

Trabalho Universitário: Página Inicial » Ciências Sociais Trajetória Da Assistência Social No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  569 Visualizações

Trajetória da Assistência Social no Brasil

A primeira grande instituição de assistência social foi a Legião Brasileira de Assistência – LBA - que tem sua gênese marcada pela presença das mulheres e pelo patriotismo. Segundo Sposati (2004, p.19):

A relação da assistência social com o sentimento patriótico foi quando Darcy Vargas, a esposa do presidente, reúne as senhoras da sociedade para acarinhar pracinhas brasileiros da FEB – Força Expedicionária Brasileira – combatentes da II Guerra Mundial, com cigarros e chocolates e instala a Legião Brasileira de Assistência – LBA. A idéia de legião era a de um corpo de luta em campo, ação.

Em Outubro de 1942 a L.B.A. se torna uma sociedade civil de finalidades não econômicas, voltadas para “congregar as organizações de boa vontade”. A assistência social como ação social é ato de vontade e não direito de cidadania. (SPOSATI, 2004 p.20). A L.B.A. assegura estatutariamente sua presidência às primeiras damas da República, imprimindo dessa forma a marca do primeiro-damismo junto à assistência social e estende sua ação às famílias da grande massa não previdenciária, atendendo na ocorrência de calamidades com ações pontuais, urgentes e fragmentadas,segundo Sposati (2004) essa ação da LBA traz para a assistência social o vínculo emergencial e assistencial, marco que predomina na trajetória da assistência social.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com