TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contabilidade

Por:   •  3/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 4

1. Diferencie passivos monetários de passivos não monetários. Dê dois exemplos de cada.

Passivos monetários são aqueles representados por dinheiro ou por direitos a serem recebidos e obrigações a serem liquidadas em dinheiro. São exemplos as debêntures, como o próprio caixa.

Passivos não-monetários são aqueles representados por ativos e passivos que não serão recebidos ou liquidados em dinheiro. Temos como exemplos os que representam bens (estoque, imobilizado), despesas antecipadas ou diferidas (seguros a apropriar, despesas pré-operacionais), adiantamentos a serem liquidados em bens (a fornecedores, de clientes).

2. Qual a diferença entre uma exigibilidade normal e uma exigibilidade contingente?

A Exigibilidade normal é o passivo cujo montante e data de vencimento são conhecidos, já a exigibilidade contingente é o passivo que será confirmado por um evento posterior, e cujo montante exato ou data de vencimento são desconhecidos.

3. Defina as principais características de uma exigibilidade.

Uma característica essencial de uma exigibilidade é que a entidade tem uma obrigação. Obrigação é um dever ou responsabilidade de agir ou fazer de uma certa maneira. Algumas exigibilidades podem ser avaliadas somente usando uma elevada dose de estimativa. Como exemplos, temos as provisões para pagamentos a serem feitos de acordo com garantias em vigor, provisões para fazer face a obrigações de aposentadoria e provisões para contingências com probabilidade provável de ocorrência. Outra característica importante é que as exigibilidades sejam passiveis de mensuração monetária por uma quantia definida ou razoavelmente estimada.

- A obrigação deve existir no presente momento;

- Obrigações ou deveres equitativos e construtivos devem ser incluídos;

- Não pode haver nenhuma liberdade para evitar o sacrifício futuro;

- Deve haver um vencimento determinável ou a expectativa de que seja exigido um pagamento de valor determinado;

- Normalmente, o beneficiário do pagamento seria conhecido ou identificável.

4. É necessário que um credor seja individualizado para se caracterizar uma exigibilidade?

5. Certa empresa assinou um contrato de fornecimento a longo prazo, pelo qual se compromete a entregar, a partir do próximo mês, após a data de assinatura do contrato, mercadorias durante seis meses, no valor de venda de R$ 500.000,00 mensais de modo geral. Como trataria contabilmente o assunto.

Respeitando o regime da competência, onde o valor gerado do mês, mesmo que não tenha ocorrido o seu pagamento ou a sua entrada quando se tratar de receitas, deve ser lançado no próprio mês. Por exemplo, se a minha empresa vendeu 50.000,00 de produtos e o cliente pagará apenas com 60 dias, respeitando o regime de competência eu devo lançar contabilmente no mês ocorrido, caso isso não acontecesse, teríamos uma grande dificuldade de controle administrativo, pois vamos supor que eu lançasse essa despesa com salários do mês no mês subsequente e esse mês só tivesse 4.000 de vendas, poderíamos achar que teria havido um prejuízo na empresa, mas não seria o caso. Essa empresa deve lançar todo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com