TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A burocracia brasileira

Pesquisas Acadêmicas: A burocracia brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Burocracia foi criada com o objetivo de refrear o uso indevido das verbas públicas, colocando inúmeros procedimentos rigorosos para a abertura de empresas. Apresentação de documentos, preenchimento de formulários e comparecimentos à diversos órgão públicos fazem parte da iniciativa de entrada no mundo empresarial.

A Burocracia Brasileira é um grande empecilho no desenvolvimento econômico do país, enquanto que em países desenvolvidos a realização de aberturas e fechamentos de empresas possui o prazo de 24 horas, o Brasil torna necessário o período de cinco meses para tal. Dessa forma, desestimula a abertura de novas empresas, aumenta os preços do produto nacional e torna o mercado interno do país fragilizado, permitindo a infiltração do mercado estrangeiro no país.

A lentidão desse fator, faz com que a economia do Brasil não caminhe com a facilidade e a agilidade que deveria. Dessa maneria verifica-se q dificuldade que o Brasil enfrenta para crescer economicamente, devido a burocratização tomar conta da facilidade do desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO

1 BUROCRACIA

A burocracia é um modo de organização econômica, caracterizada por regras e procedimentos explícitos e rigidamente controlados. Dividindo as relações trabalhistas, assim como as especializações e responsabilidades nesse meio. Classifica as empresas como privadas, públicas e com ou sem fins lucrativos.

Geralmente usado como um termo que define administração de locais com demasiadas divisões, regras e procedimentos, alguns até mesmo desnecessários e redundantes, ao funcionamento de algum estabelecimento.

A burocracia, embora muito criticada por provocar um obstáculo a empresas, uma vez que lentifica o processo de abertura, consecução e fechamento de tais, a retirada desse obstáculo, hoje, significa desemprego. Por exemplo: uma pessoa é contratada para realizar o inventário, outra pessoa para vistoriar, outrem para transferir, e assim sucessivamente.

A burocracia, veio com a intenção de evitar o uso errôneo dos recursos públicos, a fim de ajudar na organização dos devidos procedimentos, contudo esse processo acaba por desacelerar a rotação e o crescimento da economia brasileira, o que vem a desestimular as pessoas que estão sempre correndo contra o tempo.

1.1 BUROCRACIA DO BRASIL

A Burocracia Brasileira torna o produto nacional de preço mais elevado e com menos chance de competir com o produto estrangeiro, no país o tempo necessário para se abrir uma empresa é de quatro à cinco meses, enquanto em países como Noruega e Cingapura, o prazo para tal é de 24 horas.

Quando se decide abrir uma empresa, as pessoas se deparam com uma demasiada burocracia, onde se vê preciso o preenchimento de inúmeros formulários, a apresentação de diversos documentos e faz-se necessário, ainda, o comparecimento do empresário em questão à variados órgãos públicos. O que resta claro, mais uma vez, a lentidão e o excesso de formalismo.

A Presidenta da República Dilma Rousseff já se pronunciou quanto a esse empecilho na economia. Em seu discurso, a Presidenta afirma que planeja a desburocratização das micro e pequenas empresas, em um horizonte até 2017, foi dito, ainda, para o Secretário de micro e pequena empresa que deseja reduzir à cinco dias úteis o prazo para abertura e fechamento de empresas.

Diante o exposto, verifica-se que o Brasil necessita de uma suavização em sua burocracia, pois as dificuldades impostas pela mesma traz apatia aos cidadãos em querer investir em possuir uma empresa. Dessa forma, O crescimento do Setor Financeiro Brasileiro voltado ao país, não se encontram em alta o bastante para que a economia nacional caminhe com mais segurança e desenvoltura.

O cidadão brasileiro, desde o momento que nasce até a sua morte, tem sua vida regrada pela burocracia. pesquisas afirma que o Brasil é um dos países que mais conseguem gastara tempo para gerir a burocracia.

2 TRIBUTAÇÃO

Tributação é o meio pelo qual o governo, arrecada fundos para satisfazer a necessidade da coletividade. Para que se obtenha a tributação é necessário que receitas para o financiamento dos serviços públicos, é necessário ainda que cada cidadão pague seus tributos de acordo com sua capacidade econômica, que seja universais, e que venha reduzir ao máximo a interferência nos mercados para que não sofra de ineficiência. (DUARTE, 2008, p. 18)

As Categorias de Tributação incluem os impostos indiretos e os impostos diretos. Os Impostos Diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda dos indivíduos, como é o caso do Imposto de Renda (IR), do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR). Nesse tipo de imposto os contribuintes são os mesmos indivíduos que arcam com o ônus da respectiva contribuição. Os Impostos Indiretos estão embutidos na produção, vendas e consumo de mercadorias, é o caso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Programa de Integração Social (PIS), além de outros. Nesse tipo de imposto o contribuinte pode transferir total ou parcialmente o ônus da contribuição para terceiros

A tributação é um outro empecilho que caminha ao lado da burocracia, o que desestimula também a abertura de novas empresas, principalmente as pequenas e microempresas, por ter uma competitividade desigual.

2.1 AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Uma das consequências da globalização da economia é o excesso de competitividade, uma vez que ela está ligada diretamente á capacidade de organização e de conquista do mercado mundial. Tal competitividade obriga as empresas a investir nos melhores negócios, por vezes com o risco da falta de retorno das verbas, assim como leva-as a empregar dinheiro em melhoramentos de qualidade em seus produtos e no atendimento ao cliente.

Objetivamente, a competitividade precisa de sustentação e reforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com