TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A conscientização Negra no País

Artigo: A conscientização Negra no País. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Artigo  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM PALESTRA

Aluno/a:

RA:

Curso/Semestre: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 2º PERÍODO

Polo de Apoio Presencial: ITUMBIARA-GO

Título: A conscientização Negra no País

Palestrante: Prof.ª. Drª. Eugênia Portela de Siqueira Marques

Data que a palestra foi assistida: Novembro/2012

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Foi nesse dia que morreu Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares que foi o personagem chave nessa historia, pois representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Hoje nossa história tem valorização de um líder negro que lutou até a morte contra as injustiças e preconceitos adivindos dos grandes senhores de cor branca.

Hoje em dia, mesmo sendo lentamente, passos importantes estão sendo tomados no Brasil, como a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2008 a populçao brasileira é composta como Negros; 0,58% (cerca de 1,1 milhões).

Os negros também se destaca em maior indice, quando se trata Da dependência de serviços do SUS e área social e econômica, pois mais de 11,5 milhões de pessoas pardos e negros vivem em extrema pobreza no país.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

“Jamais existira igualdade entre brancos e negros a menos que sejamos vistos como iguais e não como povos distintos, pois éramos todos de uma raça até que alguém resolvesse nos separar pela cor, como se expressasse o caráter de cada homem.”

Visto do Coordenador Acadêmico EAD:

Data:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com