TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criança dom deficiência no contexto de direitos

Por:   •  2/12/2019  •  Artigo  •  7.544 Palavras (31 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

 DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

MARILZA DE FATIMA SOUZA

RENATA CRISTINA DO N. ARAÚJO

THAMARA RIZZIA DA SILVA MACHADO

ARTIGO

A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DOS DIREITOS

CUIABÁ/MT

2019

A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DOS DIREITOS

Marilza de Fatima Souza[1]

Renata Cristina do N. Araujo[2]

Thamara Rizzia da Silva Machado[3]

INTRODUÇÃO

Este trabalho traz a contextualização histórica do tratamento dado às crianças e adolescentes com deficiência, apontando dados bibliográficos que contribuem para o debate sobre as políticas públicas direcionadas a essa população, tais como a educação inclusiva, saúde e assistência social, bem como os principais marcos legais que buscaram possibilitar às pessoas com deficiência, o acesso igualitário aos direitos fundamentais, visando a inclusão social.

Diante do estudo realizado, entendemos não ter como falar de crianças e adolescentes com deficiência sem revelar a história de segregação, de lutas, conquistas e discriminação sofrida por essa parcela da sociedade.

As conquistas foram gradativas, durante muito tempo, as ações de atendimento a esse grupo social se desenvolveram pela via da filantropia, mantidas com subsídios de instituições públicas e privadas, as quais ofereciam serviços de caráter filantrópico e religioso. As mudanças começaram a ocorrer somente no final da década de 1970, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração de Direitos das Pessoas com Deficiência, cujo documento trouxe a abordagem de várias diretrizes e recomendações, visando garantir às pessoas com deficiência o pleno acesso a seus direitos. A partir de então, iniciou-se um movimento de autovalorização das pessoas com deficiência.

Já no brasil, as pessoas com deficiência foram reconhecidas enquanto cidadãos de direitos a partir do processo de redemocratização iniciado na década de 1980, com um movimento de lutas organizadas pelos movimentos sociais que favoreceram à reconstrução da prática política, com desdobramentos pós ditadura militar. Nesse período, os movimentos sociais emergiram reivindicando e criando novos espaços de participação junto ao poder público, quando também foram articuladas demandas e alianças de resistência popular e luta pela efetivação de direitos civis e sociais.

Esses movimentos provocaram profundas modificações, principalmente no âmbito da legislação brasileira, cujo primeiro marco foi a promulgação da Constituição de 1988, que garantiu às pessoas com deficiências direitos individuais e sociais, como saúde, educação, lazer, previdência social, entre outros.

A partir da Constituição Federal, outras legislações foram criadas ampliando-se o acesso aos direitos sociais das pessoas com deficiência. Dentre essas destaca-se a inclusão de alunos com necessidades especiais, propondo que os sistemas educacionais criem condições de promover educação de qualidade, adequando-se nos aspectos estrutural, técnico e de formação, de forma que possa atender às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.

Nesse sentido, este artigo propõe uma análise histórica do tratamento dado e as dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes com deficiência, buscando levantar as principais legislações que foram institucionalizadas visando a inclusão e o acesso dessa população aos seus direitos sociais, e como tem sido a aplicabilidade dessa legislação no cotidiano dessas pessoas. O artigo está estruturado em três partes, além desta introdução e as considerações finais.  

1 O TRATAMENTO DADO ÀS PESSOAS/CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA HISTÓRIA

        De acordo com documento elaborado pelo MEC (2006), não há muitas informações disponíveis sobre como era o tratamento dado às pessoas com deficiência nas sociedades ocidentais em tempos mais antigos. O referido documento destaca dois autores brasileiros nessa temática, Lígia Amaral (1995 e 1997), que apresenta um percurso histórico sobre as representações da deficiência e Marcos Mazzota (1993 e 1996), que retrata, de forma sucinta, sobre as atitudes sociais subjacentes ao tratamento dispensado às pessoas com deficiência. Porém, não conseguimos acesso imediato às obras originais desses autores.

        Segundo o documento acima mencionado, Amaral (1995) relaciona as representações sobre a deficiência com concepções bíblicas, filosóficas e científicas presentes em diferentes contextos históricos.

 

Na Antiguidade Clássica, a segregação e o abandono das pessoas com deficiência eram institucionalizados; na Grécia, as pessoas com deficiência eram mortas, abandonadas à sua sorte e expostas publicamente; em Roma, havia uma lei que dava o direito ao pai de eliminar a criança logo após o parto (MEC, 2006, s/p.).

        

        Revela-se, portanto, que a concepção filosófica greco-romana legalizava a marginalização das pessoas com deficiência uma vez que o próprio Estado ordenava que os pais matassem os filhos que nascessem com deficiência, não permitindo que cidadãos disformes vivessem.

        Também a visão cristã, na Idade Média, correlacionava a deficiência à culpa, ao pecado ou a qualquer transgressão moral e/ou social. A deficiência era a marca física, sensorial ou mental desse pecado e do castigo, que impedia o contato com a divindade cristã.

        Apesar da primeira tentativa de estudo sobre a deficiência ter acontecido no século XVI, somente no século XIX se consolidou a concepção científica, passando a descrever a etiologia de cada deficiência numa perspectiva clínica. Entretanto, mesmo diante da consolidação de uma concepção científica a respeito da deficiência, vale ressaltar que na primeira metade do século XX, sob o advento da Segunda Guerra Mundial e a atuação do Nazismo, houve a eliminação bárbara de milhares de pessoas com deficiência. Ademais, ainda hoje nos deparamos com atitudes sociais de marginalização de pessoas com deficiência, semelhantes àquelas vividas na Antiguidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (318.8 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com