TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Econômico no contexto de neoliberalismo e da globalização

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

          Na época é que não se tinha ainda a utilização do Oleotudo a Petrobrás tinha a  capacidade de produzir 7/5 milhões de litros por dia, tendo em vista a tamanha demanda de petróleo, tiveram então que criar o oleoduto, um tubo com uma grande extensão de 4 km que iria do fundo do mar a refinaria de Tramandai, a qual era bem próximo.

          Sem duvidas, todo a tecnologia da época foi essencial para o ganho econômico do Rio Grande do Sul e do Brasil. Com os tubos em funcionamento, agilizaria boa parte do processo de extração do Petróleo, dentre outras atividades.Após a construção do Oleotubo o desenvolvimento do Brasil cresceu, tendo em vista que teríamos mais obra-prima, e assim seriam distribuídos ao mercado consumidor.

          Com certeza, toda essa mudança na indústria petrolífera foi  boa em uma parte, porém péssima em outras. Como diz o General  Horta Barbosa : O petróleo pertence à Nação, que há de dividi-lo, igualmente, por todos os seus filhos". A Petrobrás e o petróleo do Brasil não pertencem aos “acionistas” ou aos “investidores”, mas pertencem a todos os brasileiros, sem exceção.”

        Porém sabemos que nada disso acontece, realmente o petróleo deve ser dividido a todos os  seus filhos, porem só adquiri quem tem poder aquisitivo para isso, pois infelizmente os brasileiros pagam um preço alto para ter o que é seu de direito. A gasolina é o maior exemplo disso, pois boa parte da população utiliza do mesmo para ir ao trabalho, fazer suas atividades diárias, até mesmo que não tenho um carro acaba pagando um preço alto com o aumento de passagens de transportes públicos dentre outras coisas.

       No Brasil existe milhares de postos de combustível, e todos com os preços além do que realmente acreditamos que deveria ser .Conforme vídeo publicado no Youtube, um entrevistado cita que os donos de postos participam de Cartel, a fim de combinarem um valor para ir mantendo este, e assim ir lucrando cada vez mais. São coisas que sem duvidas nos população deveríamos ser assegurados, porem realmente quem tem dinheiro é quem manda, será mesmo que a mercadoria que vem da Petrobrás vem com um valor que já é alto?, são coisas que ainda temos duvidas, porem não temos um representante da empresa que venha em publico para nos mostrar a realidade, o que realmente acontece nesta indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com