TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diversidade em nossa sociedade

Artigo: A diversidade em nossa sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Artigo  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

A DIVERSIDADE EM NOSSA SOCIEDADE

Numa sociedade marcada historicamente pela submissão, exclusão e mais recentemente, pela inserção de forma rebaixada dos afro-descendentes é imprescindível que a escola e os educadores assumam uma postura de mudança e não de permanência da estrutura excludente construída ao longo dos 507 anos sob domínio da cultura européia em detrimento das demais que aqui se conglomeraram e se inter-relacionaram.

Refletir sobre a afirmação de enquanto o negro não pode contar sua história é sobre a égide do branco que se reproduz, não se remete apenas àquela lecionada na escola. Para além dela, também engloba a transmitida culturalmente. Não que pretendo ser maniqueísta nessa sentença, entretanto existem muitos ingredientes para desacreditar na hipótese que a omissão e o desprezo à tradição negra sejam apenas pequenos equívocos, lapsos de memórias.

O racismo impregna a trama social que, além de acarretar as distâncias sociais entre negros e brancos, tem provocado à percepção de que esse fosso é natural, portanto, a-histórico. Nos pequenos atos cotidianos, reproduzimos frases, práticas sociais, emissão de sentenças, de modo quase indiferente, que na verdade são clivados por valores morais construídos socialmente, portanto aprendidos.

Educação e diversidade tratam as relações étnico-raciais, na perspectiva da inclusão, discriminação e educação voltada para o desenvolvimento humano, suas interações, bem como suas diferentes formas de se relacionar com demais sujeitos. Parte do pressuposto de que a formação inicial do professor não se prepara para lidar com a diversidade; mesmo que traga algumas disciplinas especificas para o trabalho com pessoas com necessidades especiais, em geral os cursos focam seus esforços no aluno pedagogicamente perfeito, o que acaba por gerar as situações de exclusão. Não haverá educação inclusiva se não houver escola inclusiva, currículo inclusivo, docentes inclusivos e toda uma sociedade predisposta a ter na diferença entre as pessoas possibilidades de enriquecimento cultural, e não uma ameaça suas identidades.

IMAGEM 2- A diversidade lingüística

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm (Acesso feito dia 01/05/2013)

Nós professores nos depararmos com os erros ortográficos de nossos alunos, sempre procuramos uma fórmula mágica para que eles tenham uma aprendizagem rápida e eficiente. Porém, sabemos que essa mágica não existe e que o melhor processo para o aluno adquirir habilidade ortográfica é através do conjunto de regras (existentes para algumas palavras) que internalizamos em nosso sistema de representação gráfica e o mecanismo de memorização, através de exercícios e exposição das palavras.

Nascemos brancos, negros, indígenas e etc., biologicamente a cor não pode ser mudada, mesmo com os avanços tecnológicos na área da estética e beleza ainda são incapazes de alterar carga genética.

Acredito que a luta pelo preconceito caminha em paralelo com a formação educacional e o desenvolvimento da cidadania. O objetivo é compreender a diversidade diante dos preconceitos que se fazem presentes na sociedade brasileira. Preconceitos escondidos diante da neutralidade de nossa população. Para transformar as escolas públicas brasileiras em espaços inclusivos e de qualidade, que valorizem as diferenças e atendam as necessidades de cada aluno. O trabalho com essa proposta de valorização da diversidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com