TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escolha entre a presidência e o parlamentarismo

Artigo: A escolha entre a presidência e o parlamentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

• Resposta referente à pergunta: se tivesse que escolher entre presidencialismo e parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

O Brasil enfrentou e ainda enfrenta na atualidade uma das maiores crises políticas que já se viu, devido à grande parte da população discordar de algumas medidas do governo. O que nos leva à questionar se o regime presidencialista tem surtido efeito quando se trata de democracia.

Contudo, escolher entre presidencialismo e parlamentarismo não é tão simples. Acreditar que os problemas políticos que o país tem enfrentado são decorrentes do regime político é um erro. Pode ser em decorrência de uma má administração do chefe de governo, ou presidente, mas este foi escolhido democraticamente pela maioria da população.

Isso não ocorre no regime parlamentar, uma vez que, é o parlamento que determina quem será o chefe de governo, e não o povo. O parlamento é quem retém o poder executivo, embora, isso possa parecer uma descentralização política, ocorre o contrário. Outro ponto que nos leva questionar esse regime é a questão da ética política corrompida, pois são os deputados que têm o poder e grande parte dos deputados são frequentemente envolvidos em escândalos, que têm como causa principal a lavagem de dinheiro.

Além destes impasses, implantar o parlamentarismo no Brasil é praticamente impossível, pois seria necessário a mudança de um sistema bicameral, para unicameral, sendo excluído o senado. O pluripartidarismo também impede essa mudança.

Enquanto isso, o presidencialismo é mais democrático e menos centralizado do que o parlamentarismo, pois os poderes legislativo, executivo e judiciário são independentes, apesar de o executivo ter direito de veto. O legislativo e o executivo são eleitos pelo povo.

Embora deveriam ser feitas alterações nesse regime, ele ainda é a melhor opção para que o povo tenha participação nas decisões políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com