TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Ergonimia

Por:   •  11/5/2016  •  Artigo  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro para palestra sobre “A importância da Ergonomia no processo de Design”:

Apresentar-me

Explicar a evolução do meu entendimento sobre Ergonomia (minha trajetória).

Whirlpool – 1º contato com UX e Usability (na palestra da Lívia falar da experiência vivida na Whirlpool).

Explicar porque não consigo desassociar Design → Ergonomia → UX e Usabilidade. (Pegar trechos da palestra dada na aula do Serafim).

Para palestra da FAAL estender a explicação sobre Ergonomia, UX e Usabilidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Garret (2011) alerta que quando as pessoas pensam em design de produto se preocupam apenas com o apelo estético, ou seja, um produto bem projeto seria aquele que parece bom aos olhos e ao toque, sendo esquecidos, em muitos casos, os outros sentidos como o olfato e a audição. Porém o apelo estético sozinho não garante a satisfação do usuário com o produto, seria apenas um complemento que faz o produto ser visto com um grau maior de satisfação. As características estéticas precisam ajudar a permitir uma boa qualidade de uso do produto ou serviço, ou seja, todas as características da interface, estéticas e funcionais devem estar voltadas para contribuir para uma boa experiência, permitindo que as expectativas do usuário se concretizem durante o uso, causando impressões positivas que são de fundamental importância para estabelecer um bom design.

Para se garantir um bom design é indispensável que design, ergonomia, experiência do usuário e usabilidade sejam parte de um mesmo processo que busca garantir um resultado que satisfaça as pessoas. Se pensarmos que um bom design é o processo de resolução de um problema ou necessidade através de um artefato que atenda de forma satisfatória o usuário, então é necessário que o processo de design faça uso de critérios de ergonomia, que busca adaptar o ambiente construído as necessidades e anseios dos usuários, para obter o resultado satisfatório. E para se adaptar aos usuários é necessário compreender a experiência do usuário, ou seja, como se dar o processo de uso do ambiente construído e seus artefatos, as expectativas, a qualidade de uso (usabilidade) e as impressões (satisfação) resultante da experiência vivenciada com essa interação. O design, então, fará uso, na configuração estético-funcional do artefato, de critérios ergonômicos e dados da experiência do usuário para entregar uma solução satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com