TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da liderança em sustentabilidade

Resenha: A importância da liderança em sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da liderança em sustentabilidade

Você sabe quem são os mais importantes líderes em sustentabilidade no Brasil? Como agem, pensam e em que valores acreditam? Foi pensando nisso que escrevi o livro Conversas com Líderes Sustentáveis, lançado, em São Paulo, no dia 2 de junho, pela editora Senac-SP.

Entrevistei dez presidentes de empresas já consagrados como Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa) e José Luciano Penido (Fibria), dentre outros. Todos esses líderes acreditam no conceito de sustentabilidade e trabalham para inseri-lo no coração de seus negócios e na cultura de suas empresas. Aprendi muito estando com eles e vejo-os como formadores de outros líderes.

O livro quer inspirar jovens líderes a adotar a sustentabilidade como driver de suas vidas profissionais mostrando como os entrevistados fazem escolhas, tomam decisões, enfrentam obstáculos e valorizam o conceito. Fiz também um apanhado da discussão de liderança, contextualizando-a a partir dos desafios atuais e com base em ideias de pensadores como Peter Drucker, Charles Handy, Howard Gardner, Peter Senge, John Naisbitt e Waine Visser.

O livro foi lançado no evento Plataforma Liderança Sustentável, onde apresentamos um projeto em parceria com a revista Ideia Sustentável: o Plataforma Liderança Sustentável 2011. Segundo a revista, a sustentabilidade incorpora-se mais rapidamente à cultura e à gestão de empresas com um líder que acredita profundamente no conceito. Concordo. Por isso, o projeto visa identificar, inspirar e conectar jovens que querem se desenvolver como líderes de sustentabilidade no Brasil, para que eles troquem experiências, informações, conheçam as histórias dos líderes atuais mais importantes do país e comecem a escrever as suas próprias.

Criamos ainda um portal, ligado ao site da Ideia Sustentável, com vídeo-depoimentos de líderes, estudos e pesquisas sobre o tema, espaço cuja proposta é interligar parceiros e outros abertos para o registro de casos individuais. Essa iniciativa contribuirá para fortalecer a gestão de conhecimentos, habilidades e valores implícitos no universo conceitual da sustentabilidade, reforçando que o tema representa um valor para o negócio.

A Plataforma Liderança Sustentável nasce já com o apoio do Banco Santander e outras empresas, e com a CNI/SESI como principal parceira de articulação regional. Entre os apoiadores institucionais, estão a Aberje, a ABDL e o programa New Earth Leaders.

Os líderes retratados no livro estão ou estiveram à frente de empresas bem-sucedidas. Com as suas narrativas, queremos demonstrar que é possível ser um líder sustentável. E mais do que isso, é urgente inserir a sustentabilidade no centro dos negócios como um novo imperativo para o mercado e a sociedade neste século 21.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com