TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da pesquisa da verdade

Artigo: A importância da pesquisa da verdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

O significado que temos nos dias de hoje da verdade é resultado de séculos de construção desse conceito, desde a antiguidade. A verdade não possui um significado único, estático e definitivo. Ela depende da veracidade, da memória e dos detalhes. A verdade é influenciada por vários fatores. Assim podemos definir verdade como tudo aquilo que corresponde exatamente ao que é. A verdade é a expressão da realidade. É o que não está oculto, não está escondido. Algo que é evidente à razão.

Em nosso dia-a-dia temos perfeita consciência do que seja verdade. Quando acordamos e vamos trabalhar, por exemplo, esse fato por si só já é, para nós, uma verdade absoluta: fomos trabalhar. Sabemos com quais pessoas falamos, o que fizemos e temos certeza absoluta do que aconteceu.

Esse é um exemplo superficial do que temos como verdade. Se pararmos para refletir, e irmos a fundo sobre esse significado, tudo fica mais complexo. Começam a surgir vários questionamentos e dúvidas. Como podemos ter certeza do que é verdade? Existe verdade absoluta? Tudo que achamos que vimos, vivemos, realmente aconteceu? E se realmente aconteceu foi exatamente como achamos que aconteceu? Ou tudo isso, ou parte de tudo isso, é uma criação de nossa mente, de nossa memória? Somos manipulados para acreditar em determinadas coisas? Até onde age o nosso subconsciente?

A mente pode ir além do que possamos imaginar. A memória pode perfeitamente nos enganar. Ela não é confiável. Às vezes podemos jurar que nos lembramos de algo, quando esse algo nem aconteceu ou está totalmente distorcido. Por exemplo, duas pessoas que passaram juntas pela mesma situação, podem ter versões totalmente diferentes do que aconteceu. Ou uma delas pode jurar que algo aconteceu, de tão marcante que foi pra ela, e a outra pode nem se lembrar disso. Estaria alguma delas mentindo? Como justificar isso? Casos como esse não são nenhuma raridade. E o que podemos concluir disso é: não devemos confiar na memória. Existem também casos em que pessoas mentem frente a outras sobre algum acontecimento de suas vidas, muitas vezes acontecimentos que elas queriam que fossem reais, e elas começam a criar uma história ao redor daquilo, e passam, elas mesmas a acreditar nessa história. E aquilo acaba virando uma verdade absoluta para elas. Porém não é. Tudo é criação de sua mente, que passou a ser algo verdadeiro na memória.

Vivemos em um mundo onde somos manipulados o tempo inteiro. A cada segundo coisas novas são inventadas, transformações acontecem, novas modas são impostas. Muitas ideologias nos são apresentadas como verdades inquebráveis. Somos forçados a acreditar na mídia, na política e na religião. Isso tudo acontece de uma maneira inconsciente. O ser humano durante toda a sua existência foi condicionado a acreditar em determinadas coisas impostas seja pelo governo, seja pela religião, ou qualquer outro meio. Com isso tudo fica difícil pararmos pra pensar, para refletir, e impossibilita o ser humano a criar um senso crítico. Ele simplesmente é bombardeado com tantas informações que acaba sendo influenciado para elas. Frente a tudo isso, pensamos: O que é a verdade? Quanto somos manipulados? Como seria possível alterar isso? E a nossa consciência, aonde ela entra nisso?

Sendo como for, toda essa investigação sobre a verdade limita muito o tema. A verdade possui inúmeros significados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com