TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Plano de Contas e das Demonstrações Contábeis

Tese: A importância do Plano de Contas e das Demonstrações Contábeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

A importância do Plano de Contas e das Demonstrações Contábeis

Plano de contas:

Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.

A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.

O Plano de Contas é uma matriz operativa em que são fixadas as regras que devem ser cumpridas durante o processo de escrituração contábil, proporcionando perfeita harmonia entre as características gerais da empresa e o produto esperado pelos usuários das informações contábeis, assegurando assim padronização de procedimentos e racionalização na execução dos serviços, conforme se depreende pela fundamentação conceitual apresentada a seguir.

Plano de Contas é a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com sua utilização que se estabelece o banco de dados com informações para geração de todos os relatórios e livros contábeis, tais como: Diário, Razão, Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Análises, além de outros. (CFC, 2002:31).

Plano de Contas é uma peça na técnica contábil que estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos, análises, derivações, dilatações e reduções. (Sá, 2004:22).

Plano de Contas é um conjunto de determinadas contas em função do ramo de atividade e porte de cada empresa. Nele são apresentadas as contas, títulos e descrição de cada uma, bem como os regulamentos e convenções que regem o uso do plano e de suas contas integrantes do sistema contábil da entidade, tendo como finalidade servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis. (Crepaldi, 2003:70).

Ao preparar um projeto para desenvolver um Plano de Contas, a empresa deve ter em mente as várias possibilidades de relatórios gerenciais e para uso externo e, dessa maneira, prever as contas de acordo com os diversos relatórios a serem produzidos. (FIPECAFI, 2007:19), e, concluindo, afirma: Se anteriormente isso era de grande importância, atualmente, com os recursos tecnológicos da informática, passou a ser essencial, pois tais relatórios propiciarão tomados de decisões mais ágeis e eficazes por parte dos usuários.

Estrutura Básica do Plano de Contas Simplificado

DÉBITO CRÉDITO

ATIVO

CIRCULANTE

→ Disponível

→ Contas a Receber

→ Estoques

→ Outros Créditos

→ Despesas do Exercício Seguinte

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

→ Contas a Receber

→ Estoques

PERMANENTE

→ Investimentos

→ Imobilizado

→ Intangível

→ Diferido

→ (-) Depreciação Acumulada

→ (-) Amortização Acumulada PASSIVO

CIRCULANTE

→ Obrigações Sociais e Fiscais

→ Contas a Pagar

→ Lucros a Distribuir

→ Empréstimos Bancários

→ Outras Contas a Pagar

EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

→ Financiamentos Bancários

RESULTADOS DE EXERCÍCIOS FUTUROS

→ Receitas Diferidas

→ (-) Custos e Despesas Diferidas

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

→ Capital Social

→ Reservas

→ Ajustes de Avaliação Patrimonial

→ (-) Ações em Tesouraria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com