TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A industrialização no Brasil

Artigo: A industrialização no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Artigo  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

Em 1727, foi introduzido no Brasil o café planta originaria da áfrica , o vale do ribeira, em são Paulo foi a primeira região de produção cafeeira, o crescimento da demanda provocou um grande deslocamento para o interior Paulista . O estado de são Paulo tornou-se o eixo econômico do pais, onde os grandes plantadores de café formaram grupos social, que eram chamados barões do café .

A crescente urbanização gerou a necessidade de investimento como infra – estrutura urbana, iluminação,comunicação e transporte.

A industrialização no Brasil esta relacionada aos investimentos feitos com o capital resultante do café,enquanto o comercio originou a criação das leis tarifarias de proteção a industria devido a volumosas importações de produtos advindos do EUA e da Inglaterra.

Em 1850 com o fim do trafico negreiro, ficou mais barato importar a Mao- de- obra, surgem os trabalhadores do café, advindos da para trabalhar na lavoura mediante um contrato de parceria nessa parceria metade do que era produzido ficava para os trabalhadores, esse processo fracassou, no qual o sonho de fazer America não se realizou onde esse sistema foi substituído pela Mao-de-obra assalariada, o que fortaleceu ainda mais.

De 15 de novembro de 1910 a 15 de novembro de 1914 hermes da Fonseca, enfrentou rui Barbosa na eleição, sendo eleito depois da primeira crise da política café-com-leite. Foi o marechal Hermes da Fonseca que promulgou a lei serviço militar obrigatório.

Na era Vargas aconteceu a revolução de 1930, nessa época o café era a força da economia brasileira, estava em crise. Era uma crise de super produção que atingiu o principal comprador do café brasileiro, EUA, aumentando assim o desemprego, levando muitos comerciantes, fazendeiros a entra em crise,pois o Brasil dependia do mercado externo, que pois fim a republica, onde Getulio Vargas perdeu ,inconformado com o resultado das eleições e com as denuncias e fraudes, Getulio forma uma força revolucionaria, a fim de tornarem o poder.

Em 3 de outubro de 1930 inicia-se a revolução,com que posteriormente tirou Washington Luis do poder, criou-se um governo provisório,fechou o congresso nacional.

Em 1934 surge a constituição destacando os três poderes ( executivo,legislativo e judiciário ).

Nesse período Getulio Vargas foi eleito para o mandato de quatro anos, onde deixou clara sua conquista pelas lutas políticas. No Brasil essas idéias surge como formação de uma ditadura como único partido no poder. Quando eleito em 1950, o presidente Getulio Vargas demonstro sua penetração junta as chamada populares, concedendo em seu mandatos direitos trabalhistas, como salário mínimo , jornada de trabalho em oito horas, semanal com direito a remuneração e CLT em vigor ate hoje .

O Briasil foi governado também por militar, pareríodo de 1964 a 1985 periodo conhecido como ditadura militar .

O golpe de 1964, onde a crise política se arrastava desde a denuncia de Janio quadros marcado pelo clima político adverso, marcado pela abertura as organizações sociais, onde estudantes, organizações populares ganharam espaço causando a preocupação das classes conservadoras como; empresários, banqueiros , igreja catolica , militares e classe media todos temiam a mudança radical no Brasil.

O clima de crise e guerra política e as tensões sociais aumentaram a cada dia para evitar uma guerra civil,Jango deixa o pais refugiando-se no Uruguai,os militares tomam o poder, em 09 de abril e decretado o ato institucional numero 1 ( AI-1).

No Brasil contemporâneo, conhecido como nova republica que aconteceu no período 1989 a 1990 conquistando pelas vias diretas, Jose Sarney consolidou o processo de redemocratização do pais . A nova constituiçao de 5 de outubro de 1988, na historia destaca a oitava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com