TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de poder dentro do estado

Artigo: A noção de poder dentro do estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  255 Visualizações

Caso concreto 4

Para Max Weber o conceito de poder dentro do Estado é dominação violenta,é a probabilidade de o Estado impor sua ordem e ser obedecido. No entanto esta dominação deve encontrar um fator que a torne legítima, que são:

Dominação Tradicional: É a cultura, a tradição, obedecer pelo caráter.São as instituições que perduram no tempo, vê-se como exemplo o patriarcalismo, onde quem manda é o senhor e quem obedece é o súdito. Sendo aceita como correta pela maioria, a tradição é talvez a instituição mais forte dentro de uma sociedade, é geralmente algo incontestável, se sempre foi feita de uma maneira, para sempre o será. Não se pode datar o surgimento exato de uma tradição.

Dominação Carismática: Dever de obediência pelas qualidades apresentadas dos governantes, qualidades sobrenaturais, pela admiração pessoal ao dominador. Ex: O herói guerreiro que nunca perdeu uma batalha, logo eu obedeço. Outros exemplos são aqueles que dominam na posição de profeta, também o demagogo que tem uma oratória retórica.

Dominação Legal: Obediência à lei, porque esta,manda e determina que se obedeça a determinada pessoa. Considerado o mais modernos tipos de dominação, sendo a forma mais sofisticada para onde todas convergem. Sua legitimidade se baseia nas leis, que dão as diretrizes de como se deve governar, não se obedece à pessoa, e sim ao cargo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com