TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ocorrência de sociologia

Artigo: A ocorrência de sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Artigo  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Os principais passos de uma pesquisa é reunida em bibliográfica, a descritiva e a experimental.

Método histórico necessário estudar o passado para compreender a atual forma de vida, estudo de caso ou monográfico é o estudo específicos de grupo, para possibilitar a generalização, o método comparativo é comparar o grupo com outro grupo e a partir destas semelhanças podendo efetuar a generalização considerando como características de qualquer grupo, o método estatístico ou matemático é determinado por amostragem , porém pode causar distorções nas análise por adotar procedimentos rigorosamente exatos.

o fato social consiste em maneiras de agir, pensar e de sentir que exerce o poder de coerção sobre o individuo.

O aparecimento da sociologia é devido a revolução Francesa e Revolução Industrial, mudanças no campo social, assim surgindo os iluministas onde  utilizavam a razão para criticar a sociedade, pois tinha o interesse de organizar a sociedade.

Já o positivismo ele eram preocupados  com a ordem, a estabilidade, da hierarquia, da tradição e dos valores morais para conservação da vida social. O papel de marxismo, ele coloca em evidência seus antagonismo e contradições, ela deveria contribuir para realização de mudanças radicais na sociedade.

Ao interagir com outros, passando por várias experiências, e vai sendo socializado desenvolvendo a capacidade de funcionar é denominado socialização. O processo de socialização é um processo profundamente cultural.

 

Cultura é algo intrínseco a todo ser humano, cada cultura e cada sociedade tem sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e seus costumes. Ela é transmissível pela herança social, depende do processo de socialização do indivíduo, compreende a totalidade das criações humanas.  Elementos básicos da cultura são as crenças, os valores, as normas e sansões, os símbolos, o idioma e a tecnologia.

Traços culturais, é um elemento simples que distingue determinada cultura, como por exemplo o "uai" e o "tchê" .

Complexo cultural é combinação de traços culturais, como por exemplo o carnaval e o natal.

Subcultura  é o conjunto de particularidades culturais de um grupo que se distancia do modo de vida dominante sem se desprender dele.

Padrão cultural as sociedades estabelecem consensos acerca de determinados aspectos que consiste em um padrão.

A socialização como processo cultural, é por ela que o ser humano adquiri os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.

Civilização em termos histórico mostra que em primeiro lugar ela designou os povos mais "evoluídos" dos outros.

Quando consideramos que nossos hábitos, costumes e valores são  melhores que as de outro grupo na sociedade, denomina-se etnocentrismo.

Transmissão refere-se aos meios como geração mais antigas passa sua cultura para as gerações mais novas, sendo classificados em dois meios, o formal e o informal.

Meios informais grupos primários é pelo processo de intercâmbio cotidiano, grupo secundário é transmitido por meio de rádio, imprensa, do teatro etc.

Meios formais é por meio de escolas, universidades, pré escola etc, é instrução ministrada.

Identidade cultural caracteriza pelo modo de agir, falar ,é como se as "rotulasse" a partir dos modos específicos da sua cultura.

Contracultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com