TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A realidade do trabalho escravo

Ensaio: A realidade do trabalho escravo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Ensaio  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.

Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de, no mínimo, 20 linhas, apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0 pontos)

Perante a lei a escravidão está extinta, porém, em muitos países incluindo o Brasil ainda ocorre tipos de escravidão, em que pessoas são capturadas principalmente mulheres até crianças para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há ainda o tráfico de pessoas para prostituição.

Por não se tratar de compra ou venda de pessoas os meios de comunicação em geral utilizam a expressão escravidão moderna para relatar as relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica. Há diversos acordos, tratados internacionais e convenções que proíbem a servidão por dívida. No Brasil, foi somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor. Características são o uso da coação e a negação da liberdade, além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado. O conceito de trabalho escravo é universal e todo mundo sabe o que é escravidão. Lembrando que o ocorre tanto no meio rural e no urbano, porém em menor intensidade. Urbano acontece principalmente na região metropolitana de São Paulo, onde a grande número de imigrantes ilegais latino-americanos, sobretudo os bolivianos, e mais recentemente os asiáticos. A solução é a regularização desses imigrantes e do seu trabalho. As leis existentes, aplicações de multas, corte de crédito rural ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura não são suficientes para dar um basta, pois é um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários porque barateia os custos da mão de obra. O trabalho escravo só tem a prejudicar a imagem do Brasil, pois as restrições comerciais são severas caso o país continue a utilizar a “escravidão”. Como é público e que o Brasil usa trabalho escravo, sua erradicação é urgente, sobretudo para os trabalhadores e para um bom relacionamento comercial internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com