TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  9/6/2021  •  Resenha  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

  1. ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Coaching e Mentoring

Módulo:

Aluno: Ana Carolina da Costa Matias

Turma: RFB – Turma 2

Tarefa:

Ao longo da história, a forma de administrar vem evoluindo constantemente. No início do século XX, tínhamos um modelo que privilegiava a racionalização, a organização funcionando como uma grande máquina onde tudo era estático. Nessa visão, as tarefas eram executadas de forma repetitiva e monótona, e a qualificação do trabalhador era totalmente dispensável.

A competitividade e as transformações ocorridas no mundo trouxeram para as empresas a necessidade de rever o ambiente organizacional, passando a enxergar a complexidade das relações humanas e a motivação pessoal dos seus empregados, o que gradativamente trouxe a busca por valorização e capacitação do trabalhador.

Muitas organizações, assim como a empresa ABC, têm buscado maneiras de adotar uma nova perspectiva para a gestão de pessoas, enxergando os seus funcionários como seres humanos com potencialidades a serem desenvolvidas e dificuldades a serem superadas. É bastante comum, atualmente, que os setores de gestão de pessoas voltem seu olhar para a valorização da qualidade de vida e para o incentivo à aprendizagem contínua do seu corpo funcional.

O foco na valorização de pessoas é hoje o grande diferencial dentro das organizações mais modernas. Grandes corporações de tecnologias, grandes empresas e até mesmo órgãos públicos constroem um novo cenário em que o empregado não pode ser tratado como a máquina, até porque seria impossível para o ser humano competir com a inteligência artificial. Ao contrário disso, procura-se destacar no funcionário o seu lado emocional, sua capacidade de estar sempre em constante aprendizado e de avançar rumo ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de relações interpessoais mais harmônicas.

Nesse sentido, coaching e mentoring surgem para conduzir o processo de desenvolvimento da equipe e dos profissionais, individualmente. O coaching é um processo onde são estabelecidas seções em que o profissional (coach) identificará o que a outra parte (coachee) espera alcançar e, a partir daí, traçará um roteiro com as ferramentas e questionamentos adequados. Segundo Lotz e Gramms (2014, p. 24) “o papel do coach é estimular o coachee a acessar seus recursos internos, tomar consciência de suas capacidades, adquirir autoconfiança e buscar forças e motivação para a realização, acreditando em seu potencial.”

O mentoring consiste em uma abordagem em que um profissional com grande experiência em uma determinada área auxiliará um menos experiente, através da transmissão do seu conhecimento e de orientações para o desenvolvimento das competências profissionais do mentorado.

Os termos se tornaram bastante populares nos últimos anos. Existem hoje inúmeras opções de cursos e formações nessas áreas, alguns durando meses, outros que prometem que os alunos sairão coaches em uma semana. Com isso, o que vemos algumas vezes são pessoas se dizendo qualificadas para estas funções, mas que, na verdade, dão palestras motivacionais ou apresentam algumas ferramentas, de maneira engessada, sem ao menos adequá-las às situações específicas com que lidam. A empresa deve tomar bastante cuidado ao se deparar com propostas de coaching e mentoring que não sejam voltadas para as suas necessidades específicas dos seus profissionais e que não sejam feitos por profissionais realmente capacitados e preparados para isto, sob o risco de não alcançar os benefícios desejados e, assim, não conseguir ingressar no novo parâmetro de gestão das organizações contemporâneas.

Para o sucesso dos programas de coaching e mentoring, é importante que a empresa se comprometa com a transformação que resultará desse processo. Uma cultura organizacional que valorize o aspecto humano e esteja alinhada com o desenvolvimento de pessoas é uma das condições favoráveis para que a iniciativa dê resultados. É necessário que o ambiente da organização proporcione a evolução das equipes de forma integrada. Assim, a postura da empresa deve ser de comprometimento total com os processos, despertando em todos o sentimento de confiança mútua e união.

O trabalho do coach consiste em aplicar metodologias específicas para levar o coachee ao resultado esperado. O coach não dá soluções, mas provoca reflexões a respeito dos valores, crenças, limitações e possibilidades. Já no mentoring, é estabelecida uma relação de aprendizagem, onde o mentor passará para seu mentorado os conhecimentos e habilidades que possui em determinada área. Em ambos não é possível alcançar o êxito sem a construção de uma boa comunicação, dando e recebendo feedbacks, de um relacionamento de confiança em que seja possível dialogar com franqueza e com autonomia.

Por isso, caso os integrantes não abracem a metodologia como um todo, se mostrando indisponíveis para a transformação pessoal e profissional, o esforço será em vão. É essencial que os coachees e mentorados se comprometam com a aplicação das ferramentas e com os treinamentos disponibilizados. O medo de ficarem expostos ou a adoção de uma postura defensiva farão com que os resultados não sejam alcançados de maneira satisfatória.

Da mesma forma, a alta administração deve ter em mente que a desconstrução das práticas tradicionais será em benefício da coletividade e, portanto, os gestores não devem ver o desenvolvimento dos integrantes de suas equipes como uma ameaça às suas posições dentro da organização, e sim como uma oportunidade de fazer seu grupo de trabalho atingir níveis de excelência que antes não seriam possíveis, bem como uma evolução constante através da aprendizagem contínua e colaborativa, em que todos possuem algo para aprender e ensinar.

Esse contexto exige um novo perfil dos gestores de pessoas, que passam a desempenhar novos papéis, voltados à educação continuada e à manutenção de elevados níveis de comprometimento e trabalho em equipe. Para tanto, o investimento no desenvolvimento de competência dos gestores de pessoas é crucial para obter e manter vantagem competitiva por meio do desenvolvimento do capital intelectual das modernas organizações. (ROMERO et al, 2013, p. 105)

Portanto, a adoção de programas de coaching e mentoring na empresa ABC poderá trazer grandes benefícios para a organização, entre eles a melhoria na produtividade e uma nova postura em consonância com as atuais demandas do mercado, cada vez mais exigente e em constante mutação. Para os participantes, será uma oportunidade de maior engajamento das equipes, tornando as relações de trabalho mais consistentes a partir do entendimento das potencialidades e capacidades de cada um dos colaboradores. Com isso, os gestores poderão identificar as melhores ações e estratégias para conduzir suas equipes rumo ao sucesso. Individualmente, trata-se do surgimento de um novo olhar sobre as próprias aptidões, o eu interior, os propósitos, visão de mundo e valores. Tudo isso contribuirá para um salto de qualidade no âmbito empresarial, mas também na vida de cada um dos envolvidos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ROMERO, S. M. T; KOPS, L. M. Gestão de pessoas: conceitos e estratégias. Curitiba: Intersaberes, 2013.

LOTZ, E. G; GRAMS, L. Coaching e mentoring. Curitiba: Intersaberes, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (978 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com