TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACP Abordagem Central

Trabalho Escolar: ACP Abordagem Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A ATITUDE DE BOA VONTADE E A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA.

O artigo se trata de uma pesquisa visando construir estudos do que se trata a BV (Boa Vontade) e sobrecomo ela está relacionada à ACP (Abordagem Centrada na Pessoa) o que, até então, era inexistente. Foi adotado um método qualitativo de tipo fenomnológico. Para a atidudeda boa vontade os autores trabalharam com depoimentos de pessoas de qualquer tipo, que relataram uma experiência vivenciada por elas que se encaixasse ao contexto.Enquanto para a caracterização da ACP o trabalho seguiu inicialmente um caminho documental, partindo-se de escritos de Wood. Que foi complementada a leitura do autor escolhidocom uma entervista pessoal realizada com ele.

A partir dos depoimentos apresentados se nota que a BV se mostra numa disponibilidade que se dá através da percepção deuma necessidade do outro e assim o ajudar esponâneamente que assm aponta para o aspecto ético.. Já o foco da ACP está na relação voltada para o outro confiando nosprocessos básicos da vida.

Este artigo teve por objetivo levantar as características da atitude de Boa Vontade, levantar também as características da Abordagem Centrada naPessoa enquanto uma abordagem mais ampla que sua aplicação no campo da clínica psicológica, e comparar uma coisa com a outra. O método adotado foi qualitativo, de tipofenomenológico.A comparação mostrou que há semelhanças e diferenças entre as duas, e que a forma como os conceitos são construídos nesse caso acabam se diferenciando. Daaproximação dos dois conceitos tira a conclusão da importância do aspecto ético, entendido como essencial, na formação para ACP e, em geral, na formação do psicólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com