TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Antropologia

Ensaios: AD Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 16 jan. 2013), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

A charge acima apresenta um antropólogo e diferentes povos, o trabalho de campo sendo realizado, mostra os aspectos sociais do homem e as sociedades humanas, a antropologia cultural procura refletir todas as culturas em apenas uma distinta, ela vem a ser uma ciência comparativa da cultura de um povo e traz uma compreensão cultural deste povo, estuda o homem integrado em seu contexto social, psicológico, biológico, físico e teológico, apreciando o seu comportamento, valores, questões religiosas, as guerras, hábitos, língua, crenças, usos e costumes. A antropologia cultural tem como conceito a cultura, o espelho do homem refletido na sociedade.

Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural”, disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 16 jan. 2013). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

Desprezar e excluir os outros achando que somos os melhores, que somente o jeito que falamos é o certo, é exemplo claro de etnocentrismo. A cultura dos nossos antepassados esta presente em nosso cotidiano, e muitas vezes não nos damos conta, o sotaque e expressões que os açorianos que chegaram em Florianópolis por volta de quinhentos anos atrás, continua presente no jeito de falar de pessoas daquela região. A cultura continua presente naquele local, mas pouco valorizada, um planejamento para valoriza-la precisa ser criado, devemos relativizar o visitante e até os próprios moradores para que o etnocentrismo não tome conta, e a população não se sinta desprezada pelo turista.

Questão 3: A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento do homem sobre o homem (LAPLANTINE, 1995, p.13), e a reflexão a respeito da diferença. A partir do que foi estudado na disciplina de Antropologia Cultural, explique esta colocação em um texto fundamentado de no mínimo 08 linhas. (2,5 pontos)

Quando começamos a pensar sobre nossas atitudes, compara-las as dos outros indivíduos, vemos que o menor gesto ou habito que temos não tem nada de natural. Conhecer o outro mais profundamente, estudando o seu modo de ser, sendo flexível, e aceitando a maneira de viver da outra pessoa é o primeiro passo para uma consciência de alteridade. Não podemos nos comparar a números, não somos hierarquicamente uns melhores que os outros, embora existam índios, negros, brancos, gaúchos, cariocas, somos todos pessoas, cada um com uma cultura diferente, toda esta diversidade cultural e pluralidade de culturas enriquece o meio em que vivemos. Saber viver nesse espaço, com toda esta riqueza, é um dos primeiros passos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com