TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Antropologia?

Ensaios: O Que é Antropologia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2012  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 2

– O que é Antropologia e como ela pode ajudar pessoal e profissionalmente na relação com a realidade?

Antropologia é a ciência que busca estudar e conhecer a humanidade e o ser humano (antropos), sendo que os estudos podem ser realizados nos campos biofísico ou sócio-cultural.

A perspectiva sócio-cultural, no contexto da Administração, torna-se mais útil uma vez que permite compreender como se estrutura a organização social entre os seres humanos e suas relações, principalmente se considerarmos que a cultura não é nata, ou seja, é aprendida e sofre influência do meio social.

Assim, concordando com a fala de Guerreiro, é possível entender que a Antropologia, ao realizar estudos sobre as origens e a diversidade da humanidade “contribui para uma compreensão mais ampla de nós mesmos”, a partir de uma visão ecocêntrica que “englobe as várias dimensões do humano e que leve em conta todos os sistemas vivos do planeta”, assim como as demais culturas existentes.

A simbolização é fundamental para a criação da cultura, sendo, assim, o meio para sua constituição. A capacidade que o ser humano tem de simbolizar é não apenas “ responsável por tudo aquilo que denominamos de humanidade”, mas também é o que nos diferencia dos outros animais e permite a diferenciação entre os povos.

Reconhecer a capacidade de simbolização do ser humano é importante para se compreender a realidade, uma vez que esta corresponde ao mundo objetivo (exterior) e é supostamente existente, uma vez que é absorvida por imagens registradas que passam a constituir o imaginário dos sujeitos.

Também é importante compreender que todos assumimos o papel de sujeitos-indivíduos no âmbito de uma sociedade, devido ao entrelaçamento entre questões individuais e sociais que colaboram na constituição da cultura por meio do compartilhamento de símbolos, isto é, no processo de humanização.

Nesse contexto, a Antropologia pode nos ajudar pessoal e profissionalmente no estabelecimento de relações de convívio mais harmônicas uma vez que auxilia na aproximação da compreensão da realidade, ou seja, no ajustamento dos significados, considerando as origens dos povos e/ou a diversidade cultural existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com