TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTÍCA

Artigo: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTÍCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  5.050 Palavras (21 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 21

INSTITUTO ÍCARO (7207) - PÓLO: SÃO LUIS/MA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Professor Tutora presencial: Aldimar M. Bottentuit

Professor EAD: Luiz Manuel Palmeira

São Luís – MA

23/09/2013

INSTITUTO ÍCARO (7207) - PÓLO: SÃO LUIS/MA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP – Polo São Luís - Ma como requisito obrigatório para obtenção de nota da disciplina de Administração de Materiais e Logística.

São Luís – MA

23/09/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. ADMINITRAÇÃO DE MATERIAIS 5

3. OBJETIVOS PRINCIPAIS DESTACADOS 7

4. ENTREVISTA 9

5. RELATÓRIO FINAL 14

CONCLUSÃO 21

REFERENCIAS 22

INTRODUÇÃO

Uma empresa não poderá funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros humanos ou materiais. Nesta primeira etapa iremos focar principalmente nas questões da administração de insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação.

Devido à expansão do mercado de logística e a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor às empresas investem e buscam identificar técnicas de melhorar seus desempenhos, redesenhando e desenvolvendo maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. As empresas devem buscar melhorias de indicadores do nível de serviço de forma a controlar o custo logístico da operação e oferecendo assim um serviço melhor ao cliente.

Esse custo logístico inclui gastos com transportes, armazenagem, manutenção de estoques e de processamento de pedidos.

Sempre deve se medir o custo logístico de acordo com sua totalidade (transportes, armazenagem, manutenção de estoques e de processamento de pedidos).

É fundamental utilizar as previsões de compra dos clientes para programar a produção e para compra de materiais. Com os custos crescentes é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.

Medidas simples contribuem para o aumento do desempenho como: seleção de estratégias logísticas, escolha de fornecedores com custo logístico total, uso de um sistema de informação comum para a distribuição.

Etapa 1

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A administração de materiais é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização, ou seja, planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Este trabalho visa analisar a gestão de estoques em uma empresa, com o intuito de diagnosticar as atuais condições de estoque de matéria-prima – para apresentar os pontos críticos e positivos e indicar soluções capazes de auxiliar o processo decisório. Planejar é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, principalmente devido ao caráter inconstante e competitivo que o mercado apresenta. O planejamento da Produção é indiscutivelmente essencial para garantir um bom desempenho da empresa manufatureira. A gestão de estoques é utilizada no âmbito da empresa, para controlar os custos e melhorar a qualidade dos produtos. Na empresa em questão, foi analisada a gestão de estoques enfocando o estoque da matéria prima, apresentando alguns pontos positivos e negativos diagnosticado no referido estudo. Dentre os pontos positivos destaca-se o espaço estratégico para armazenamento - possui espaço para futuras expansões e a localização adequada dos produtos. O ponto negativo levantado refere à não utilização de índices que definem os níveis de estoque adequado. Para equacionar este problema indica-se a adoção de um dimensionamento dos níveis de estoque, pelo método de máximos e mínimos, o qual possibilitará calcular o nível de estoque eficiente – para que este possa ter o mínimo possível, mas que não provoque paradas no processo produtivo por falta de matéria-prima.

Antes de iniciarmos o estudo da administração de recursos materiais, vejamos estes dados:

- 16% do programa de produção não é executado porque faltam ferramentas adequadas e destinadas á produção;

- 30% á 60% do estoque de ferramentas fica espalhado pelo chão, perdido, deteriorando-se e até mesmo dentro de caixas pessoais;

- 20% do tempo dos colaboradores é desperdiçado procurando ferramentas, se calcularmos ½ hora por turno, teremos a soma de três semanas de trabalho perdidas por ano;

- 40% a 80% do tempo do encarregado é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com