TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AJUDA MÉDICA E HOSPITALARIA

Tese: AJUDA MÉDICA E HOSPITALARIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

A partir do seguinte trecho: “falta de conhecimento, disseminação e sistematização dos processos de prestação de serviços, fazendo com que haja uma verdadeira descontinuidade nas rotinas”, retirado do texto intitulado “Prática de gestão de serviço público” do autor Kleber Nóbrega, pudemos observar que:

A afirmação do autor está totalmente de acordo com a realidade vivida nos dias de hoje. Já que muitas vezes, vemos pessoas despreparadas ocupando cargos que deveriam ser preenchidos por pessoas com determinados conhecimentos. A falta de conhecimento dos processos gera uma série de problemas, como por exemplo: Demora no atendimento, baixo nível de compromisso gerencial e operacional, ausência de instrumentos de acompanhamento, conflitos de sistemas de apoio à decisão, entre outros.

Agora, sem mais delongas, temos total ciência de que o problema ainda não foi resolvido e a demora de tal ato apenas coopera para que os servidores se sintam desmotivados, gerando uma falta de compromisso e empenho profissional, além de uma população mais insatisfeita com o serviço público de nossos Municípios, Estados e País. Como acontece na área da saúde pública do Município de Padre Bernardo, localizado no Estado de Goiás.

ASSISTÊNCIA MÉDICA E HOSPITALAR

O Município de Padre Bernardo-GO, atualmente conta uma população aproximada de 25 mil habitantes, oito postos do Programa de Saúde da Família – PSF, quatro postos de saúde que são cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS, um Hospital Municipal que contém trinta leitos e um efetivo de dez médicos que dividem os plantões, fazendo assim, com que o hospital funcione 24 horas, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A Prefeitura mantém ainda, quatro ambulâncias para transporte de pacientes com casos mais graves até o Hospital de Brazlândia-DF. Existem ainda, projetos para a criação do banco de sangue, de leite e de mais um posto de saúde do PSF, entretanto, os projetos ainda não estão em andamento.

Na sede municipal existe um posto de saúde que funciona 12 horas por dia. Porém, existem lugares em que os postos funcionam apenas duas vezes por semana e outros lugares que nem postos de saúde possuem.

Em relação ao serviço público de atendimento odontológico existe uma estrutura básica de serviços para os atendimentos mais simples e rotineiros, faltando um hospital melhor equipado e com maior capacidade, onde os serviços mais especializados são supridos pelo Distrito Federal.

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Padre Bernardo, apontam a falta de verba como principal vilã para a melhoria da saúde. E a situação só deve piorar, já que quinhentas novas casas estão em construção pela Caixa Econômica, trazendo mais pessoas para o Município, sendo necessário assim, maior investimento no serviço público, que inclui a área da saúde.

Tendo de um lado a escassez de recurso e de o outro a falta de profissionais, o município é perto de Brasília, mas não o suficiente para eles irem e voltarem todo dia, não conseguindo fixar mão-de-obra no município, pois uma vez que são capacitados, eles vão embora da cidade a procura de melhores condições de trabalho. A prefeitura reconhece que ainda há muito que fazer para que todos os problemas sejam resolvidos e está empenhada em prol da melhoria deste quadro.

Um grande avanço para a melhoria da situação seria a contratação de mais médicos, já que o Município conta apenas com um médico para cada dois mil e quinhentos (2500) habitantes, bem abaixo da média nacional que é de 17,6 médicos para cada dez mil (10000) habitantes. Outro ponto importante seria a construção de um novo hospital que fosse capaz de atender casos graves sem a necessidade de o paciente ser levado para fora do Município, gerando assim, mais conforto e segurança para todos. Por fim, o incentivo para os profissionais da área de saúde, por exemplo: Melhorias nas gratificações e condições de trabalho e aplicação de cursos para aumentar o conhecimento na área.

O município possui segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística uma população de 27671 pessoas e um do grande problema do município é a falta de verbas, que afeta diretamente o sistema de saúde. Apenas 15% da receita total do município vão para a saúde, que tem que atender à demanda de todo o município.

Integração entre o serviço público e a sociedade para o fortalecimento da cidadania local.

A sociedade na atualidade vem buscando prestar atenção na qualidade do atendimento no setor público por causa desse motivo o servidor público está sendo mais preparado, para cada vez mais obtermos uma boa qualidade de pessoal trabalhando neste setor.

Os movimentos de democratização fortaleceram a participação da sociedade nas instâncias governamentais, as experiências de gestão participativa da sociedade e as exigências de transparências no setor público multiplicaram-se e alcançaram distintos governos.

A questão de interação entre Estado e sociedade traz algumas novas preocupações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com