TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E GESTÃO DE RISCOS

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: ANÁLISE E GESTÃO DE RISCOS

Curso: Segurança Pública

Professor: OSCAR ALVES SIMÕES FILHO

Nome do estudante: Paulo Henrique Velloso

Data: 28/10/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: (3,0 pontos)

“Uma das atribuições do Estado é prover a segurança e a defesa necessárias para que a sociedade possa alcançar os seus objetivos. Cabe ao Estado propiciar e garantir condições para que se possa considerar que o País não corra risco de uma agressão externa, nem esteja exposto a pressões políticas ou imposições econômicas insuportáveis, e seja capaz de, livremente, dedicar-se ao próprio desenvolvimento e ao progresso.” (Brasil. Livro Branco de Defesa Nacional. 2012)

As forças Armadas têm um papel relevante na promoção da paz e, nesse sentido, discorra entre 10 a 15 linhas, de que maneira podem contribuir com ações voltadas para a seara da segurança pública na perspectiva da análise e da gestão de riscos. Exemplifique:

Resposta:

A função precípua de nossas forças armadas seria, segundo o que dispõe a nossa Carta Magna em seu Art. 142, as de defesa da Pátria, de garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Além destas atribuições precípuas leis complementares estabelecem atribuições subsidiárias, como atuar por meio de ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira terrestre, no mar e nas águas interiores, contra delitos transfronteiriços e ambientais, executando, dentre outras, as ações de patrulhamento; revista de pessoas, de veículos terrestres, de embarcações e de aeronaves; e prisões em flagrante delito. Através destas atribuições subsidiárias, as Forças Armadas mostra como contribui de forma incisiva contra o crime, e principalmente contra os crimes de contrabando e descaminho, tráfico de armas, drogas, pessoas, crimes que trazem as maiores mazelas para a sociedade, uma vez que dão condições para a ocorrência de várias contravenções penais ocorridas dentro do território.

Questão 2: (3,0 pontos)

A norma da ABNT ISO 31000 trata dos princípios e diretrizes para a gestão de riscos.

Consta na referida norma que “A gestão de riscos pode ser aplicada a toda uma organização, em suas várias áreas e níveis, a qualquer momento, bem como a funções, atividades e projetos específicos”.

Levando em consideração a estrutura necessária para a gestão de riscos constantes na norma ISO 31000, descreva os componentes, os fundamentos e os arranjos organizacionais necessários para atuação numa operação de segurança pública de grande envergadura, como por exemplo um Grande Evento.

Resposta:

Para a condução de um grande evento, se faz necessário a criação de uma Sala de Gestão Integrada de Riscos (SNO), e a criação de um ciclo de gestão de riscos como o definido pela ISO 31000 e que está formalizado no desenho a seguir:

[pic 4]

Para facilitar a comunicação e a automatização, assim como fortalecer o conceito de um processo crítico com aprendizados e melhoria contínuos, seria interessante adotar o modelo do Modulo GRC Metaframework, que consiste em quatro fases integradas ao PDCA e à ISO 31000.

[pic 5]

Por fim, As fases do processo de gestão de Riscos também deveriam ser implementadas conforme a ISO 31000:

  1. Estabelecimento do contexto: documentação dos processos, definição do escopo, inventário e parametrização dos ativos (pessoas, processos, ambientes e tecnologia) e definição da relevância dos ativos;
  2. Identificação dos Riscos: levantamento dos riscos antes, durante e após o evento;
  3. Análise de Riscos: critérios de classificação da probabilidade e severidade dos controles, criação de bases de conhecimento, criação de projetos de análise de riscos;
  4. Avaliação de Riscos: monitoramento, registro e triagem das ocorrências, definição dos critérios de urgência, montagem do painel de controle;
  5. Tratamento dos Riscos: ações proativas, comunicação por e-mail, SMS, sistema, smartphone e tablet, realização de reuniões, criação de planos de ação;
  6. Comunicação e consulta: realização de reuniões e conferências telefônicas, distribuição de informações por painel de controle, e-mail, SMS, smartphone e tablet;
  7. Monitoramento e análise crítica: avaliação dos gráficos e tabelas, reuniões de análise crítica.

Questão 3: (4,0 pontos)

A perspectiva de atuação dos órgãos de segurança pública tem sido efetuada segundo uma concepção voltada para a repressão, em que a prevenção tem sido relegada a um segundo plano. Disso tem decorrido o excesso de judicialização de conflitos e de criminalização de pessoas.

Nesse sentido tem se percebido que existem outros campos de intervenção que podem ser mais efetivos a médio e longo prazo no campo da segurança pública e a Análise e Gestão dos Riscos pode contribuir para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (459.9 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com