TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DO BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA GOL S.A. APÓS PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA EMPRESA VARIG S.A.

Artigo: ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DO BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA GOL S.A. APÓS PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA EMPRESA VARIG S.A.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  7.097 Palavras (29 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 29

ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DO BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA GOL S.A. APÓS PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DA EMPRESA VARIG S.A.

Alencar da Silva Clemente

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: kaka_azm@hotmail.com

Aline Santos Teixeira

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: aline304jagua@gmail.com

Gabriela Barbosa Bressan

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: gabih_bressan@hotmail.com

Gealan Nandi Marcon

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: gealannm@hotmail.com

Edson Elias Marcina

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: edson_godoyy@hotmail.com

Henrique de Souza Mendes

Professor no Curso de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

E-mail: plansolutions@hotmail.com

RESUMO

O processo de incorporação, segundo a Lei das S.A. nº 6.404, se caracteriza no processo pelo qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. Esse estudo tem como intuito analisar a situação econômico-financeira da empresa Gol S.A. após o processo de incorporação da empresa Varig S.A.

A pesquisa foi feita na forma de estudo de caso com abordagem qualitativa, descritiva, documental, realizada com base nos estudos dos dados coletados através de livros e internet. A análise será feita através de índices, podendo através dela concluir qual a real situação da empresa e qual o impacto da incorporação nos negócios.

Palavras-chave: Incorporação. Análise de Índices. Situação econômico-financeira.

1 INTRODUÇÃO

A análise de balanços é ferramenta muito importante para saber a real situação econômico-financeira das empresas. Com ela conseguimos avaliar vários itens como a capacidade de pagamento de curto prazo, de longo prazo, a dependência de estoques, a quantidade de capital de terceiros no negócio entre outros. Quando se incorpora uma empresa, como no caso analisado a seguir, a situação do negócio muda, assim temos que aplicar técnicas de análise para ver qual o resultado da nova situação. Nesse sentido temos a seguinte problemática: Foi positivo o resultado alcançado pela empresa após o processo de incorporação?

Seguindo esse princípio o objetivo desse estudo de caso é verificar a rentabilidade e desempenho alcançados pela Gol S.A., após o processo de incorporação da Varig S.A..

Para atingir o objetivo geral apresentamos os seguintes objetivos específicos:

1. Conceituar e analisar os aspectos ligados incorporação;

2. Apresentar informações referentes às empresas em questão;

3. Analisar as demonstrações contábeis das empresas;

4. Demonstrar quais os procedimentos ligados ao processo de incorporação das empresas;

5. Calcular os indicadores financeiros e econômicos utilizados no estudo de caso.

O tema desperta interesse por mostrar a análise de uma empresa após uma incorporação, mostrando seus pontos positivos e negativos. Também é interessante por mostrar como funcionou a incorporação de duas empresas famosas no ramo de transportes aéreos no Brasil.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Este estudo tem como intuito, analisar a situação econômica e financeira do balanço patrimonial da empresa Gol S.A. após processo de incorporação da empresa Varig S.A. Assim, para a revisão da literatura apresentamos os conceitos e os aspectos ligados à incorporação, informações e demonstrações contábeis referentes às empresas em questão, e por fim demonstrar quais os procedimentos ligados ao processo de incorporação das empresas.

2.1 CONCEITO E ANÁLISE DOS ASPECTOS LIGADOS A INCORPORAÇÃO

Reorganização Societária é uma opção de planejamento financeiro, tributário e sucessório. Os procedimentos de reorganização das empresas encontram-se disciplinados na legislação das sociedades anônimas, mas se aplicam a qualquer tipo societário, comenta Fabretti (2001, p. 99).

As modalidades de reorganização societária envolvem quatro operações, a saber: transformação, “operação pela qual a sociedade passa independentemente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro” (artigo 220 da Lei nº 6.404/1976); fusão, que é “a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar nova sociedade, que a(s) sucederá em todos os direitos e obrigações” (artigo 228 da Lei nº 6.404/1976); cisão, que de acordo com o artigo 229 da Lei nº 6.404/1976, tem o seguinte conceito:

É a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.

Já a incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, sendo que as sociedades incorporadas deixam de existir, mas a empresa incorporadora continuará com suas personalidades jurídicas, comenta Almeida (2010, p. 103).

O conceito de incorporação de empresas está descrita no artigo 227 da Lei nº 6.404/76 das Sociedades Anônimas, que cita o seguinte: “a incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com