TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  4.340 Palavras (18 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA[pic 1]

EXCELLENCE EDUCAÇAO EXECUTIVA

CURSO DE MBA EM AUDITORIA, CONTROLADORIA E FINANÇAS

MARIANA BEZERRA E SILVA

POLYANA COIMBRA ROCHA

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

São Luís - MA

2010

MARIANA BEZERRA E SILVA[pic 2]

POLYANA COIMBRA ROCHA

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para obtenção do título de Especialista no MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Excellence Educação Executiva.

São Luís - MA

2010

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Mariana Bezerra e Silva[1]   

Polyana Coimbra Rocha[2]

RESUMO

Em vista o grau de efetividade que o mercado exige das empresas que se arriscam a empreender em qualquer ramo de negócio, é necessário que estas organizações adotem práticas voltadas a maximizar seus resultados, utilizando métodos reconhecidos por grandes corporações e que são perfeitamente ajustáveis à realidade de qualquer organização, independente de seu tamanho. Diante disto, este estudo de caráter bibliográfico tem por objetivo discutir a importância da análise financeira como estratégia de gestão empresarial nas micro e pequenas empresas, prática esta pouco utilizada em organizações deste porte.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Análise Financeira, Micro e Pequenas Empresas, Estratégia

1        INTRODUÇÃO

Em face do atual mundo dos negócios, globalizado e competitivo, a administração financeira tem adquirido cada vez mais, considerável importância no contexto empresarial. Por mais eficientes que sejam os processos desenvolvidos por uma empresa, dificilmente ela se manterá competitiva no mercado se não se preocupar com a gestão financeira. Desse modo, a gestão dos recursos financeiros representa uma das principais atividades de uma empresa.

A gestão dos recursos financeiros engloba várias funções, dentre as quais se destaca a análise, que se refere à transformação dos dados financeiros em informações que possam ser utilizadas para avaliar a posição econômica e financeira da empresa. Essas funções são desenvolvidas baseadas nas demonstrações contábeis apuradas pelas empresas, sobretudo pelo balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício.

Contudo, não basta apenas entender o significado dessas demonstrações, é necessário fazer um estudo através de índices para se obter maiores informações a respeito da situação financeira e econômica de uma empresa. Entende-se então que, a função principal da análise financeira é observar e confrontar os elementos patrimoniais de uma empresa, visando o conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes de sua situação financeira atual e delinear seu comportamento administrativo futuro.

Ante o exposto, propõe-se este estudo que tem por objetivo compreender a importância da análise financeira como instrumento de gestão empresarial, principalmente nas micro e pequenas empresas, com ênfase no estudo dos Índices de Liquidez, de Rentabilidade e Endividamento.

O método utilizado para a realização do estudo foi o descritivo, através de pesquisa bibliográfica de áreas como administração, economia e ciências contábeis, onde se reuniu conceitos e visões de diferentes autores, procurando desenvolver um conteúdo que contribua para uma boa administração financeira. Pesquisou-se também “sites” de internet de diversos artigos publicados sobre o assunto.

A metodologia a utilizada está em concordância com o escopo de estudo, através dos meios mais adequados, no intuito de ser atingido o objetivo, seguindo um conjunto de etapas planejadas previamente.

2        ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. De acordo com Küster, Küster e Küster (2005, p. 29) “a administração financeira é o estudo que considera a organização e operações de uma empresa com vista ao uso eficiente dos recursos para obter resultados compensadores e contínuos”. Dessa forma, entende-se que a administração financeira tem como função principal gerir todos os recursos disponíveis na empresa, de forma eficiente, eficaz e integrada com a atividade empresarial.

Segundo Assaf Neto (2003, p. 28) “a administração financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital”. Deste modo, além da preocupação com a escassez de recursos, a administração financeira envolve-se com a realidade operacional e prática da gestão empresarial, inserindo-se num campo de atuação mais abrangente.

Consoante as definições acima, verifica-se que dentro da empresa a função financeira visa administrar todos os recursos financeiros, relacionando-se com as demais áreas (compras, produção, vendas, administração) ao fornecer recursos necessários para sustentar as atividades rotineiras dessas áreas.

Assim como toda ciência, a administração financeira em seu escopo incorpora uma evolução ao longo do tempo. O crescimento da complexidade no mundo dos negócios fez com que houvesse uma visão mais integrativa da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo. Em seus primórdios, as finanças das empresas eram consideradas parte do estudo das Ciências Econômicas, mas com o decorrer dos anos houve um longo processo de evolução conceitual e técnica. Nos anos 1920, por exemplo, houve um processo de motivação por parte das empresas visando atender a complexidade das operações de mercado (ASSAF NETO, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (371.4 Kb)   docx (162.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com