TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONCLUSÕES RAÍZES DO SUBDESENVOLVIMENTO

Por:   •  1/3/2019  •  Dissertação  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

CONCLUSÕES RAIZES DO SUBDESENVOLVIMENTO

1-As lições para a interpretação do Brasil atual;

O subdesenvolvimento

Celso Furtado faz parte dos pensadores brasileiros que consideram o subdesenvolvimento como uma forma de organização social no interior do sistema capitalista, sendo contrário à ideia de que seja uma etapa para o desenvolvimento econômico, como podem sugerir os termos de país "emergente" e "em desenvolvimento". Na verdade, o subdesenvolvimento é um processo estrutural específico e não uma fase pela qual tenham passado os países hoje considerados desenvolvidos.

Os países subdesenvolvidos tiveram, segundo Furtado, um processo de industrialização indireto, ou seja, por consequência do desenvolvimento das nações ricas. Este processo histórico específico do Brasil criou uma industrialização dependente dos países já desenvolvidos e, portanto, não poderia jamais ser superado sem uma forte intervenção estatal que redirecionasse o excedente, até então usado para o "consumo conspícuo" 1 das classes altas, para o setor produtivo. Note-se que isto não significava uma transformação do sistema produtivo por completo, mas um redirecionamento da política econômica e social do país que levasse em conta o verdadeiro desenvolvimento social.

O contexto histórico, mundial e local, construiu e vem formatando o cenário e modelo socioeconômico, resultado de políticas de governo, mas também influenciado por exigências econômicas do mercado internacional.

1 Consumo conspícuo ou consumo ostentatório é um termo usado para descrever os gastos em bens e serviços adquiridos principalmente com o propósito de mostrar riqueza

Entendo, como parte integrante de uma sociedade diretamente interessada e afetada por decisões governamentais, que devemos, sim, cada vez mais e com maior qualidade aprofundamento, discutir, debater, influenciar e intervir nas diretrizes sociais e econômicas que regem o país.

Mesmo compreendendo o conjunto de motivos e origens que definem os rumos de uma nação e suas prováveis causas e consequências, incluindo situações e necessidades globais, não podemos assistir passivamente os efeitos, nem sempre positivos, da atuação do poder público.

Podemos perceber e vivenciar, de diversas formas, que o desenvolvimento faz parte de um processo dinâmico onde é imprescindível a atualização e monitoração constante e contínua de dados e resultados. Com participação atuante e efetiva na cobrança da entrega qualificada de produtos e serviços oferecidos por um país.

Concluímos, resumidamente, que o Brasil atual, de maneira comprovada e bastante clara, é resultado deste somatório de eventos mundiais que afetam economias e sociedades, mas que paralelamente pode e deve analisar e aplicar soluções locais ou regionalizadas a fim de atender casos e categorias específicas de necessidades.

Quebra de Página

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com