TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DA IMAGEM DE SALVADOR PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014

Exames: AS RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DA IMAGEM DE SALVADOR PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 10

ABIANA TUZZOLINO

IRACILDES ANDRADE DA SILVA

LEILA BERNALICE BARBOSA LACERDA

AS RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DA IMAGEM DE

SALVADOR PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014

Monografia, apresentada ao Curso de

Comunicação Social com Habilitação em

Relações Públicas da Universidade Salvador-

UNIFACS, como requisito parcial para obtenção

do título de Bacharel em Relações Públicas.

Orientador: Prof. Ednilson da Silva Andrade

Salvador

2012

2

TUZZOLINO, Fabiana; SILVA, Iracildes Andrade da; LACERDA, Leila Bernalice Barbosa.

As Relações Públicas na Gestão da Imagem de Salvador para a Copa do Mundo FIFA 2014 / Fabiana Tuzzolino, Iracildes Andrade da Silva, Leila Bernalice Barbosa Lacerda. Salvador: UNIFACS 2012.

80f.

Orientador: Prof. Ednilson da Silva Andrade.

Monografia – Universidade Salvador, 2012.

1. Gestão da Imagem. 2. Copa do Mundo. 3. Relações Públicas.

5. Plano de Relações Públicas.

3

Dedicamos este trabalho àqueles que sempre nos ensinaram o valor e a importância do conhecimento: nossos pais Ieda e Angelo Tuzzolino, Iraci e Fernando Silva e Fátima e Luiz Lacerda. Vocês são nossa fonte de inspiração e incentivo

4

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus por ter nos dado toda a sabedoria necessária para a finalização desse projeto e provar que muitas vezes as coisas podem ser difíceis, mas jamais impossíveis.

Aos nossos irmãos, Fernando Andrade e Flávia Lacerda pelo amor, carinho e paciência ao longo dos anos. Vocês são importantíssimos em nossas vidas.

Às minhas amadas avós Júlia Cazumbá, in memorian, pela luz que rodeia minha vida todos os dias e Edezuithe Motta, por ser uma excelente companheira em todos os momentos.

Aos nossos familiares e amigos pelo apoio e compreensão.

Aos nossos namorados Flávio das Neves e José Luiz Miranda Junior, pela paciência nos momentos em que estivemos ausentes. Te amamos.

Aos meus gatos “buts” Vittorio, Luna e Minou por levar meu estresse embora e alegrar meus dias de estudo.

Agradecemos umas as outras pelo suporte, “puxões de orelha”, amizade, compreensão, paciência, amor, carinho, risos, dificuldades, convivência e diversas outras coisas que desfrutamos juntas ao longo desses 4 anos. Obrigada por fazer parte da minha vida hoje e para sempre.

A todas as pessoas que de alguma forma cruzaram nosso caminho e colaboraram direta ou indiretamente. Vocês foram as pessoas certas, nos locais certos e nas horas certas.

Aos professores que enriqueceram nossos conhecimentos ao longo dos quatro anos de Universidade Salvador. Vocês ampliaram nossa visão de conhecimento fazendo-nos enxergar criticamente e sabiamente o mundo. Nosso muito obrigado.

À nossa querida professora Marta Cardoso de Andrade por nos encorajar, acreditar e colaborar com nosso trabalho.

E, por fim, mas não menos importante ao nosso Prof. Orientador Ednilson Andrade, cuja orientação enriqueceu as bases originais desse trabalho, o qual nos ensinou, motivou e seguiu nos dando muita força para continuar neste pedregoso e longo caminho até a finalização da nossa monografia. Muitíssimo obrigada por ter acreditado em nosso potencial.

5

“No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito particular de suas vitórias. Heróis vencem quando menos se espera, superam seus próprios limites, e quando recebem os louros dividem suas vitórias com uma nação inteira”.

Augusto Branco

6

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar o papel que as Relações Públicas terão no processo de gestão da imagem de Salvador para o período da Copa do Mundo FIFA 2014, a fim de que, por conseguinte, se efetive como legado após este megaevento. Para fundamentar a pesquisa, foi feito um estudo bibliográfico do tema a partir dos principais autores da área; realizou-se uma análise dos documentos fornecidos pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014 (SECOPA), que discorrem sobre as estratégias que vem sendo elaboradas nos âmbitos sócio, econômico e estrutural de Salvador; foram também analisadas as entrevistas aplicadas aos principais Órgãos Públicos e Associações de Classe, a fim de averiguar o grau de envolvimento entre cada um deles com o planejamento organizacional da cidade, as ações de comunicação por eles vislumbradas e sobre suas posições a respeito do profissional de relações públicas no processo de gestão e organização da capital baiana para o megaevento. Em face desse arcabouço teórico, discute-se a importância agregada pelas Relações Públicas antes, durante e após o processo de preparação de Salvador para a Copa do Mundo FIFA 2014 e, consequentemente, a gestão da sua imagem perante os públicos envolvidos. Confrontou-se ainda a teoria e a prática para que, com isso, se consiga saber até que ponto se pode aplicar aquela nos planos de gestão e organização da capital baiana.

Palavras-chave: Relações Públicas, Imagem, Copa do Mundo.

7

ABSTRACT

This study aims to examine the role which public relations will in the management process image of Salvador for the period of the FIFA World Cup 2014, in order that, consequently, become effective as legacy after this mega event. To ground the research, was made a bibliographical study of the topic starting from of the main authors in the field, held a review of documents provided by the State Ministry for Affairs of the FIFA World Cup 2014 (SECOPA), who talk about the strategies that has been developed in the areas socio, economic and structural Salvador, were also analyzed interviews applied to key public agencies and Class Associations in order

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com