TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIA CONTÁBEIS

Trabalho Escolar: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIA CONTÁBEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  316 Visualizações

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade desempenha seu papel desde o momento em que a empresa é criada registrando e controlando o capital inicial, investindo pelos sócios, e todas as movimentações realizadas no decorrer de sua existência. Atua gerando informações sobre a situação financeira da empresa. O Direito Público e Privado demonstra a importância que o direito tem para a contabilidade. Para que uma empresa possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações. Em diversas áreas do conhecimento, a matemática é imprescindível como uma ferramenta para compreender os cálculos financeiros as funções das situações propostas. 2 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.1 Conceito, Objeto E Objetivo Da Contabilidade

Para D’ Áuria a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Para Hendriksen “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

De forma mais prática, podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.

De uma forma bem sintetizada, pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio é o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com