TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Exames: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTABILIDADE 4

2.1 CONCEITO 4

2.1.1 Objeto 4

2.1.2 Objetivo 5

3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 6

3.1 OBRIGATORIEDADES 6

4 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 8

4.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 8

5 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 10

5.1 O BALANÇO PATRIMONIAL - BP 10

5.2 A DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE 11

6 A MISSÃO DA EMPRESA 12

7 A VISÃO EMPRESARIAL 13

8 O PROCESSO ADMINISTRATIVO 14

8.1 ELEMENTOS 14

8.2 FUNCIONAMENTO 14

8.3 IMPORTÂNCIA 14

9 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE-TAREFA E MACRO AMBIENTE 16

9.1 CONCEITO 16

9.2 AMBIENTE-TAREFA (MICRO AMBIENTE) 16

9.3 MACRO AMBIENTE (AMBIENTE GERAL) 16

10 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES 18

11 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONTABILIDADE 20

12 CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS 24

1 INTRODUÇÃO

Para exercer a profissão contábil, como para quaisquer profissões, é necessário que o profissional tenha conhecimento em outras áreas. No caso da Contabilidade, que além de uma ciência também é um sistema de informações, torna-se indispensável e relevante dentre outros, o conhecimento em um patamar mínimo, da Administração, do Direito e da Matemática.

Isso por que a Contabilidade não envolve apenas números. Envolve também pessoas, negócios, legislação, gestão, etc., e estes não podem ser simplesmente ignorados como parte dela e organizados em gráficos e lançamentos matemáticos.

A atual Contabilidade, como ciência social que é, exige cada vez mais, conhecimentos em diversas áreas, já que atualmente não se foca apenas no patrimônio empresarial.

2 CONTABILIDADE

2.1 CONCEITO

Vários são os conceitos atribuídos ao termo CONTABILIDADE. Ela ganha diversas definições conforme o entendimento do especialista que a explica.

Francisco D’Áuria, estudioso contábil brasileiro, e defensor da escola patrimonialista, coloca o patrimônio como sendo o foco da Contabilidade.

Para D’Áuria, (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.

Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p. 49), que defendia as ideias da escola norte-americana, a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.

As afirmações acima, na verdade se complementam e de forma sucinta, pode-se definir a CONTABILIDADE como uma ciência, um sistema de informação, que estuda e controla o patrimônio, analisando-o, mensurando seus eventos e auxiliando na tomada de decisões de todos os setores quer estejam direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

2.1.1 Objeto

Desde os primórdios, a Contabilidade praticada ainda que precariamente - baseada apenas na experiência direta e na observação pelo homem - já tinha como objeto o PATRIMÔNIO, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

Vicenzo Mazi - estudioso da Contabilidade - foi quem definiu pela primeira vez, em 1923, o patrimônio como objeto da Contabilidade.

O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as ciências sociais. Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa. (CFC, 1994)

2.1.2 Objetivo

Diante de todos os seus aspectos como ciência, há de se entender como objetivo principal da Contabilidade, a avaliação econômico-financeira da Entidade pelos seus usuários, bem como a análise de suas tendências futuras, de forma a planejar sua tomada de decisões sob o foco administrativo e gerencial.

3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Não há como uma empresa que não tenha escrituração contábil sobreviver ou planejar seu crescimento na atual sociedade globalizada em que vivemos. A escrituração contábil é útil e necessária à vida da empresa como principal instrumento de defesa, controle e gestão do seu patrimônio. Ela é o “RAIO X” da empresa, através do qual será feita a análise de sua saúde econômica, fornecendo o seu diagnóstico.

A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL é, em suma, o registro de todos os fatos contábeis da Entidade, de acordo com o método das partidas dobradas considerando-se o plano de contas e observando-se os princípios e normas contábeis aplicáveis.

3.1 OBRIGATORIEDADES

O registro dos fatos contábeis é feito em livros próprios, conhecidos como livros de escrituração, dentre os quais podemos destacar principalmente, os Livros: Diário e Razão - mais utilizados em face de sua obrigatoriedade.

O Livro Diário registra todos os fatos que afetam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com