TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Dissertações: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Contabilidade Básica 4

3 Fundamentos da Administração 7

4 INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO 8

5 MATEMÁTICA 9

6 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade abordar de forma compacta, diversos conceitos que permeiam a atuação do bacharel em ciências contábeis. São eles: Contabilidade Básica, Fundamentos da Administração, Introdução ao Direito Público e Privado e Matemática.

2 CONTABILIDADE BÁSICA

A contabilidade é um sistema de informação em si e faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

Deve revelar a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa (FAYOL, 1994, p. 25).

O patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio com o fornecimento de informações aos usuários é o objetivo da contabilidade.

É através da escrituração que a contabilidade efetua o registro dos fatos administrativos que alteram de forma qualitativa e quantitativa o patrimônio, através do método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.

De acordo com o Código Civil Brasileiro, a escrituração é obrigatória para o empresário e para a sociedade empresária.

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

§ 2º É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970 (CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO).

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

Dados oriundos da contabilidade podem ser empregados na gestão da sua empresa nos seguintes quadros:

• Planejamento e Projeção do Fluxo de Caixa: através de dados estatísticos vindos da contabilidade podemos realizar projeções futuras para o fluxo de caixa. Tendo uma boa projeção do fluxo de caixa, podemos planejar melhor o crescimento e investimento.

• Desempenho: será que a empresa está indo bem? Está estagnada, crescendo ou em recessão? Através do exame dos dados contábeis com ou sem auxílio do contador, questões como essas podem ser facilmente respondidas.

• Melhor Elaboração do Orçamento: Utilizando dados contábeis, bem como dados relativos ao balanço patrimonial, pode-se produzir orçamentos muito mais precisos (já que são baseados em dados reais)

As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil obrigatória que mostra um instantâneo da posição financeira da empresa em uma data específica. É constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado é denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expressão Patrimônio Líquido deve ser substituída por Passivo a Descoberto.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

- as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

- o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

- o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

- as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

- o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

3 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Uma empresa tem que ter objetivos definidos. O empreendedor deve definir sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com