TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Tese: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  3.752 Palavras (16 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 16

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O trabalho interdisciplinar que se segue tem como objetivo fixar os conteúdos introdutórios do curso de ciência contábeis.

Professores:

Contabilidade Básica – Vânia Machado

Fundamentos da Administração - Samara da Silva Headley

Introdução ao Direito Público e Privado – Temis Chenso

Matemática - Eliane Maria Oliveira Araman

Contagem

2012

Em seus primórdios as finanças das empresas eram consideradas como parte das ciências econômicas, e a partir do século XX, já eram entendidas como uma área independente de estudo, pela própria complexidade assumida pelos negócios e operações de mercado.

De acordo com a resolução CFC nº 750/93 art. 2 “os princípios fundamentais de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso país. Concernem, pois, à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades”.

Por sua vez, o autor José Manoel da Costa, conceitua a contabilidade como sendo:

um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais. (2009, P. 29).

Partindo do pressuposto que a contabilidade é objetivamente um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

Sendo assim na ótica de Costa (2009, P.29) “a contabilidade tem como finalidade fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais”.

Dito que o objetivo da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração, o controle de qualquer empresa ou organização torna-se uma necessidade. O Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresária:

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Para Costa (2009, P.94) a escrituração contábil “[...] é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.”

Um sistema contábil bem estruturado, documentado, gera relatórios que fornece informações indispensáveis para o processo de tomada de decisão.

O processo de tomada de decisões reflete a essência do conceito de administração, reconhecidamente administrar é decidir, e a qualidade de qualquer negócio depende da qualidade das decisões tomadas por administradores em qualquer organização.

Essas decisões, por sua vez são tomadas com base nos dados e informações viabilizados pela contabilidade, levantados do comportamento do mercado e do desempenho interno da empresa.

Segundo Reis (2006, P.40) “as demonstrações contábeis consistem num conjunto de demonstrativos, previstos em lei ou consagrados pela prática, normalmente elaboradas ao fim do exercício social”.

Num enfoque mais rigoroso, segundo o IBRACON (2009), as demonstrações contábeis são “[...] “Uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data”.

IBRACON complementa ainda que o objetivo das demonstrações contábeis:

[...] é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

Ainda de acordo com a instituição acima citada, as demonstrações contábeis das organizações fornecem informações que “[...] auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade”, essas informações são sobre os seguintes aspetos:

• ativos;

• passivos;

• patrimônio líquido;

• receitas, despesas, ganhos e perdas; e

• fluxo de caixa

Por fim o IBRACON informa que os componentes obrigatórios das demonstrações contábeis são:

• Balanço patrimonial;

• Demonstração do resultado;

• Demonstração das mutações do patrimônio líquido;

• Demonstração dos fluxos de caixa;

• Demonstração do valor adicionado, se divulgado pela entidade; e

• Notas explicativas, incluindo as descrições das práticas contábeis. Balanço Patrimonial, que é responsavél por demonstrar.

a) Demonstração de Resultados do Exercício - DRE

Para Reis (2006, P.68) a DRE “[...] é uma peça contábil que mostra o resultado das operações sociais – lucro ou prejuízo”.

Reis (2006, P.68) complementa ainda que o DRE procura evidenciar o resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com