TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Tese: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

2 – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTABEIS

2.1 – CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.

Para iniciarmos a trajetória deste trabalho nos convém mencionar os princípios que sustentam o mesmo, desta forma o nosso ponto de partida serão os seguintes tópicos:

*Conceito

*Objeto

*Objetivo

A contabilidade é vista e definida de várias formas e/ou vários pontos de vista e tendo como referencia as definições de FRANCISCO D’AURIA e MENDRIKSEN pode se dizer que o conceito é:

“de uma forma mais prática, podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade,evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tornar decisões empresariais”.

(José Manoel da Costa, pág.28 – 2009).

Desta forma fica claro que a contabilidade em outras palavras é a organização e a vida útil de uma empresa, levando em consideração todo seu processo histórico permeando por todos os seguimentos e trajetória, indo desde sua criação a seu sucesso.

Definindo então o objeto pode-se afirmar que ele está de forma plena junto a ao objetivo, ou seja, um complementa e auxilia o outro ou em outras palavras é através de um que se forma o outro, vejamos:

“A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais”.

(José Manoel da Costa, pág.29 – 2009).

Diante desta declaração compreende-se que esta finalidade abordada anteriormente é na verdade o objetivo da contabilidade, levando em conta como já supracitado, desde os lucros, prejuízos e até mesmo seu sucesso, no entanto nos torna conveniente apresentar e conhecer o objeto deste sistema.

“De uma forma bem sintetizada, pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo”.

( José Manoel da Costa, pág.29 – 2009).

Cabedesta formaassegurar que o fornecimento de informações deve ser seletivo em função do usuário das informações, que por sua vez acontecem por meio dos registros contábeis que por serem uma forma de organização e respaldo são vários e servem para contar toda uma história, acontecendo então por meio de vários instrumentos que por sua vez serão apresentados com sua devida importância e tempo.

2.2 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração representa o registro de todas as movimentações de uma empresa, ou seja, é a parte Mais burocrática e que detém todas as informações necessárias, podendo ser entendido até mesmo como a historia de uma empresa, levando em consideração todos os seus componentes, para esta estruturação são usados os planos de contas e os livros fiscais. Para tanto no livro Contabilidade Básica de José Manoel da Costa 2009 em sua pág.116 diz:

“Conta na verdade é o nome do componente patrimonial, e pelo nome, podemos identificar o tipo de patrimônio de que estamos tratando. Em resumo é uma representação gráfica que ajuda a evidenciar o fato contábil e que deve ser expressa em termos monetários”.

É importante frisar que as contas se classificam em função do que se representam, sejam elas lucrativas ou não e por si só garantem uma infinidade de informações:

“Se representarem bens, obrigações ou capital dos proprietários, ao chamado de patrimoniais. Se representarem contas que formam o resultado, são chamados de resultados. Essa forma de classificação foi reconhecida pela teoria patrimonialista da contabilidade, que entende que o patrimônio é o objeto da contabilidade a ser estudado”.

Assim como foi inicialmente supracitado fazem parte da escrituração também os livros fiscais, veremos então alguns deles,já que são vários os livrosutilizados pela contabilidade para registrar os fatos contábeis, mas de maneira geral são todos chamados de livros de escrituração. Os livros em que são registradas as partidas dobradas, ou seja ‘ a todo debito há um crédito de igual valor, podem ser obrigatórios ou facultativos,cronológicos ou sistemáticos, sintéticos ou analíticos.Os principais são o livro diário e o livro razão.

2.2.1-Livro Diário

O livro diário é um livro obrigatório, fundamental, cronológico e analítico.As informações básicas que nele constam são:

*Data da transação

*Nome das contas que estão sendo debitadas e creditadas

*Valor

*Histórico sucinto da transação ou fato contábil, inclusive com menção do numero da documentação de apoio ( recibo, escritura, nota fiscal, contrato, nota promissória, estatuto, etc. ...) .

O registro no livro diário pode ser manual ou mecânico ou feito por sistemas computacionais. Este livro possui no entanto quatro formulas básicas par o seu lançamento, sendo elas:

1ª Formula: Uma única conta sendo debitado e uma única conta sendo creditado.

2ªFormula: Uma única conta sendo debitado e duas ou mais sendo creditados.

3ª Formula: Duas ou mais contas sendo debitados e uma única conta sendo creditado.

4ª Formula: Duas ou mais contas sendo debitado e duas dou mais contas sendo creditado.

2.2.2-Livro Razão

É através deste livro que se pode controlar a movimentação individual de uma conta,ou seja, por meio dele podemos fazer esse controle uma vez que cada folha do mesmo é destinada a uma única conta, os seus registros podem ser feitos por meio de um livro ou fichas soltas. O livro razão é um livro facultativo, fundamental, sistemático e sintético. O referido livro funciona como se fosse um extrato da nossa conta corrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com