TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: A importância do IBGE como Instituição Pública

Seminário: ATPS: A importância do IBGE como Instituição Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Seminário  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA EAD:

PROFESSORA – TUTOR À DISTÂNCIA:

TUTOR PRESENCIAL:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

TAGUATINGA – DF

SET – 2013

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS apresentada à disciplina – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS, no 6° semestre “sexta / sábado” do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Anhanguera – Pólo Taguatinga (DF) FACNET – Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação – como requisito de avaliação do primeiro bimestre de 2013, ministrada pela Professora Tutor à Distância: Débora Geraldi (debora.geraldi@aedu.com).

TAGUATINGA – DF

SET – 2013

Sumário

Introdução.......................................................................................................03

Conceitos de Políticas Públicas e suas diversidades.......................................04

Dados do Censo 2010 sobre a População Brasileira.......................................05

A importância do IBGE como Instituição Pública..............................................08

Quadro dos indicadores...................................................................................10

TAGUATINGA-DF2010....................................................................................13

Proposta de Politicas Públicas para a cidade de Taguatinga............................15

Conclusão………………………………………………………………….…..............16 Referências Bibliográficas................................................................................17

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos compreender as definições de politica públicas, assim como sua organização dos indicadores sociais obtidos através do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE).

Neste contexto será feito um estudo por meio de indicadores como educação, saúde, renda trabalho e modalidade social. Por meio destas informações poderemos relacionar a realidade como contexto de atuação e intervenção.

CONCEITOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS DIVERSIDADES

Políticas Públicas é o conjunto de ações, metas e decisões do governo (nacional, estadual e municipal), com a finalidade de solucionar os problemas da sociedade com o intuito de promover o bem estar social de interesse público. A sociedade expressa suas reivindicações, porém, são os dirigentes públicos que selecionam as ações que eles entendem serem prioridades entre as demandas sociais. Portanto, em regra, o bem estar social é definido pelo governo (Poder Executivo e Poder Legislativo), representantes eleitos, raramente, a sociedade de forma direta o delibera. 

Políticas públicas são diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. São, nesses casos, políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. Nem sempre, porém, há compatibilidade entre as intervenções e declarações de vontade e as ações desenvolvidas.

 As políticas públicas visam responder a demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade, considerados como vulneráveis. Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social. Visam ampliar e efetivar direitos de cidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente.

DADOS DO CENSO 2010 SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA.

CRIANÇA E ADOLESCENTE

As condições socioeconômicas das crianças, adolescentes no Brasil, resultados obtidos, principalmente, na Pesquisa Nacional por amostra de Domicilio em 1997 e dados oriundos, abrangem temas saúde, educação e trabalhos, enfatizando as principais causas de mortalidade, comportamentos reprovativos das mulheres na adolescência, características da escolarização, as condições das atividades entre outros aspectos.

Relatam-se ainda as experiências e alternativas no norte do País, a importância da criação de oportunidades para que os jovens encontrem suas formas de expressão, comunicação no seu local de origem.

Em especial as estatísticas referentes aos grupos entre 15 e 19 anos de idade e sua importâncias social, cultural na sociedade.

EDUCAÇÃO E TRABALHO

A publicação divulga informações que permitem a compreensão das atuais tendências do mercado de trabalho, a partir de questões como a formação técnico-profissional do morador e o nível de escolaridade de seus pais.

 Contém tabelas com dados sobre as pessoas de 20 anos ou mais de idade, segundo sua posição na ocupação, setor de atividade, grau de satisfação no exercício de sua atividade, incorporação de novas máquinas e equipamentos ao processo produtivo e expectativas de trabalho das pessoas inativas, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com