TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇAO

Monografias: ATPS ADMINISTRAÇAO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ana Paula Rodrigues Azavedo RA: 404996

Lauriene Borges Silva RA: 399348

Maria Lúcia Santos da Guarda RA: 379882

Rosane da Silva Gonçalves Neto RA: 356802

Rosemary Gonçalves Neto RA: 374653

Barra do Garças- MT

2013

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

DE ADMISTRAÇÃO PÚBLICA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) para fins de avaliação parcial da disciplina de Administração Pública, do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, da Universidade Anhanguera – Uniderp, Centro de Educação à Distância, sob a orientação da Prof. (a) Mônica Satolani e do Tutor Presencial Welliton Pereira da Silva.

Barra do Garças- MT

2013

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será comparado o modelo burocrático e a teoria dominante da gestão publica, com a realidade. A partir daí, surge à necessidade de desenvolver uma gestão publica voltada a participação cidadã. Serão sugeridas reflexões sobre á identificação de novos horizontes para a democracia da Administração Publica brasileira.

A gestão de pessoas deve oferecer ferramentas que permitam à pessoa desenvolver-se por si mesma para entregar o que é demandado pela organização ou pelo ambiente profissional.

Dentro de um sistema político existem relações de vários ramos e são as pessoas empregadas pelo sistema que mantém a administração em andamento.

2. DESENVOLVIMENTO

O BUROCRATA ATUAL E SUA VISÃO DE MUNDO

O burocrata atual baseou naquilo que era significativo à modernidade ocidental, à racionalidade de lógico-formal, de caráter hermético, de modo que a atual irracionalidade poderia refletir não só um reencantamento do mundo, mas também, outras formas de racionalidade.

O processo de racionalização da modernidade ocidental divide-se em três grupos de representação: homem, conhecimento e sociedade, as quais estão relacionadas com outros dois grupos: Estado e direito. Dessa maneira, a burocracia refletiu como um processo de racionalização que se difundiu pelos diversos campos sociais, dentre eles, a organização dos domínios publico e privado.

O homem burocrata requer plena capacidade de trabalho e a disponibilidade integral de tempo, uma vez que a ocupação do cargo é compreendida como profissão.

As atividades burocráticas são reunidas num conjunto de funções que se distribuem em cargos, permitindo a divisão de trabalho, a especialização funcional e a identificação pontual dos deveres oficiais.

O burocrata atual visa à concentração de poder na empresa privada e no Estado, atender as exigências modernas de eficiência e de produtividade. Ele compreende o exercício de sua função, como atividade principal, pois dela depende para sua sobrevivência. Ele é apenas uma engrenagem num mecanismo sempre em movimento, que lhe determina um caminho feito. Tem como características, a permanência, a estabilidade e a previsibilidade.

Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre as outras formas de associação.

• Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;

• Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;

• Rapidez nas decisões, pois, cada um conhece o que deve ser feito, por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos;

• Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. A informação é discreta, já que é passada apenas a quem deve recebê-la;

• Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros, pois os procedimentos são definidos por escrito;

• Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado;

• Redução no nível de atrito, entre as pessoas, pois cada funcionário conhece aquilo que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidade e as do outro;

• Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias;

• Subordinação dos mais novos aos mais antigos dentro de uma forma estrita e bem conhecida, de modo que o supervisor possa tomar decisões que afetam o nível mais baixo;

• Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo decisório elimina a discriminação pessoal;

• Benefícios sob o prisma das pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas em seus campos As pessoas podem fazer carreira na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com