TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AUDITORIA

Monografias: ATPS AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

ARIANE SEBA 1030909633

ANYELLE SEBA BRUNO RA 1030909626

FRANCISCA DOS SANTOS SOUZA RA 1099191302

MARIA DAS DORES XAVIER FRANÇA RA 1054044293

RAFAELA MIRLEY SANTANA RA 1054009529

RITA DE CASSIA BRUNO RA 1053009223

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE GERENCIAL II

7ª SEMESTRE

Cuiabá/MT

Abril 2013

ETAPA 1

Aula-tema: Conceitos Básicos de Auditoria; Aspectos Conceituais

Esta atividade é importante para que você entenda os tipos de auditoria existentes e asresponsabilidades do auditor, as questões éticas que envolvem o seu trabalho, bem como osprocessos e procedimentos da auditoria, e também diferencie planejamento de auditoria deprogramas de auditoria, desenvolvendo papéis de trabalho em contas de Ativo Circulante.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Preencher quadro conforme modelo a seguir, utilizando como fonte de referência:

Tabela 01 – Trabalhos Executados pela Auditoria Interna x Auditoria Externa. Disponívelem: <https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDN2h6bGttT1JpRzA>.Acesso em: 01 out. 2012.

Se necessário, pesquisar, nas bibliografias indicadas no Plano de Ensino (PEA), os principaisconceitos de auditoria interna x externa.

Auditoria Interna Auditoria Externa

A auditoria é realizada por um funcionário da empresa A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente

O objetivo principal é atender as necessidades da administração O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras

O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado

O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção de fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras.

O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental

A revisão das atividades da empresa é contínua O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.

Passo 2 (Equipe)

Resolver o caso a seguir:

“A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentesdas demonstrações financeiras é a conta ’Banco Conta Movimento’. Imaginem que vocês sãouns dos auditores e irão efetuar os procedimentos de auditoria a seguir descritos. Expliquemcada procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:

1. Exame Físico: Exame físico geralmente envolve a medição da quantidade de um ativo ou a determinação de sua qualidade comparada com um padrão pré-determinado. A técnica pode ser utilizada na procura de provas negativas como o exame de evidências de falta ou avaria de bens. É freqüentemente usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis. Materiais, por exemplo, são freqüentemente um objeto desta forma de teste de auditoria.A confiabilidade da evidência obtida por este método dependerá da habilidade do auditor em evitar erros de observação.

2. Circularização: O procedimento técnico de investigação e confirmação consiste na obtenção de informações compessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade, tais comoempregados, administradores, fornecedores, clientes e bancos.A informação de fonte externa tende a ser mais confiável do que a obtida na entidade auditada.Normalmente, quando esse procedimento é aplicado a pessoas conhecedoras da transação dentroda entidade auditada, o auditor realiza entrevistas. Caso deseje entender melhor como funcionamos controles internos previstos no manual de normas de controles internos da entidade, o auditorpode, por exemplo, fazer entrevistas com empregados e administradores da entidade, solicitandoesclarecimentos.Quando o procedimento técnico de investigação e confirmação é aplicado a pessoas de fora daentidade auditada, como fornecedores, clientes, bancos, o auditor utiliza a circularização.

3. Documentos Originais: É o procedimento de auditoria voltado para a comprovação das transações que por questões legais, comerciais ou de controle, são evidenciadas por documentos comprobatórios de efetividade destas transações.Estão incluídas nessa prova documental: faturas de compras e vendas; cheques; avisos de remessa; apólices de seguros; contratos; cautelas de ações; certificados de garantia; requisições; pedidos de compras; etc.Quando o auditor realizar o exame dos documentos originais deve ter sempre em mente:

autenticidade – verificar se a documentação examinada é fidedigna e merece fé;

normalidade – verificar se a transação realizada é adequada em função da atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com