TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Auditoria

Exames: ATPS Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  4.224 Palavras (17 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO 4

1. Auditoria 6

1.2. Tipos de Auditoria 6

1.3. Responsabilidades do auditor 7

1.4. Responsabilidades do Auditado 8

1.5. Responsabilidade da empresa auditada 8

1.6. Postura do Auditor 12

2. Demonstrações Contábeis Auditadas 13

3. Planejamento de Auditoria 17

4. Lei de Sarbanes-Oxley 19

4.1. Algumas mudangas decorrentes da ciração da Lei de Sarbanes-Oxley 21

Conclusão 22

Referências 23

INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico com o tema sobre auditoria interna e a sua importância no processo decisório das empresas tem como base destacar como ferramenta importante para o controle administrativo das organizações. A ausência de controles para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, freqüentes erros e desperdícios.

A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar controles, reduzir custos, tornando mais competitivos os produtos, faz com que necessitem de um grande volume de recursos.

Reside neste fato, à necessidade do auxilio da auditoria interna para obtenção de informações corretas da situação patrimonial e financeira da empresa, para poder captar recursos juntos a terceiros, como empréstimos bancários ou abrir o capital para novos investidores nacionais ou internacionais.

Com o auxílio da auditoria interna é possível para o administrador evitar prejuízos irrecuperáveis e conseguir recursos financeiros com qualidade e precisão das informações prestadas.

A auditoria surgiu da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários, dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam realizar seus investimentos, principalmente com o grande crescimento econômico-financeiro e com o aparecimento das grandes empresas que são representadas em vários países.

Dessa especialização surgiu uma ramificação que foi chamada de auditoria interna, que possui como tarefa designada avaliar de forma independente, dentro de uma entidade, os controles contábeis, financeiros e operacionais, no sentido de auxiliar a administração.

Neste contexto, a contabilidade passou a exercer papel preponderante dentro de uma visão ampla dos administradores para o acompanhamento das decisões estratégicas das empresas, conduzindo a metas definidas.

A auditoria interna dá o suporte necessário aos executivos para auxiliá-los na melhoria dos negócios, identificando áreas problemáticas e sugerindo correções, tudo para obter melhores resultados para a organização como um todo no trato das questões patrimoniais e financeiras.

1. AUDITORIA

Auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los

As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

1.2. TIPOS DE AUDITORIA

AUDITORIA CONTÁBIL é um sistema permanente de atividade especializada exercida em uma entidade, compreendendo o conhecimento das leis, normas ou costumes que regem as atividades da entidade, as observações dos controles internos mantidos pela entidade, o exame dos registros contábeis e dos documentos de suas operações, a verificação física dos bens ou valores da entidade, confirmação dos débitos e créditos de terceiros que transacionam com a entidade.

AUDITORIA FINANCEIRA há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo. O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

AUDITORIA OPERACIONAL é um sistema permanente de atividades especializadas exercidas em uma entidade compreendendo: coleta de dados, análise, cálculos, etc. Têm objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade. Normalmente, a contabilidade é base destes exames. Daí sua importância para diferentes usuários e objetivos. A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade. A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos.

1.3. RESPONSABILIDADES DO AUDITOR

O auditor, para assumir a responsabilidade por uma auditoria das demonstrações contábeis, deve ter conhecimento da atividade da entidade auditada, de forma suficiente para que lhe seja possível identificar e compreender as transações realizadas pela mesma e as práticas contábeis aplicadas, que possam ter efeitos relevantes sobre a posição patrimonial e financeira da entidade, e o parecer a ser por ele emitido sobre as demonstrações contábeis.

Antes de aceitar o trabalho, o auditor deverá obter conhecimento preliminar da atividade da entidade a ser auditada, mediante avaliação junto à administração, da estrutura organizacional, da complexidade das operações, e do grau de exigência requerido para a realização do trabalho de auditoria, de modo a poder avaliar se está capacitado a assumir a responsabilidade pelo trabalho a ser realizado. Esta avaliação deve ficar evidenciada de modo a poder ser comprovado o grau de prudência e zelo na contratação dos serviços.

O auditor deve recusar os serviços sempre que reconhecer não estar adequadamente capacitado para desenvolvê-los, contemplada a utilização de especialistas noutras áreas, em face da especialização requerida e dos objetivos do contratante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com