TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Administração

Pesquisas Acadêmicas: ATPS De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS1ª Série

Teorias da Administração

Nome: Antonio Natanael C.Viana RA:9911149425

Nome: Beatriz da S. Vieira RA:1299100983

Nome: Cauã M. S.Fabian RA:8870419370

Nome: Francielle Alvarenga RA: 9023443036

Nome: Lilian AP da costa RA:8831395936

Nome: Rosalina Nunes da Silva RA:8871425197

Nome: Suellen Santana RA: 2981570298

Ciências Contábeis

Campinas

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Teoria da Administração

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Teoria da administração, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de ensino aprendizagem como desenvolvido por etapas acompanhadas pelo professor.

Introdução:

A administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização e vai crescendo em escopo e complexidade na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos e surgem as grandes empresas fabris, A teoria da administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações. A administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer. Todas as organizações são constituídas por pessoas e de recursos não humanos, A vida das pessoas dependem das organizações e estas dependem do trabalho daquelas, a administração nada mais é do que a condução do racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não lucrativa, ela trata do planejamento, da organização(estruturação).da direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização,e algo imprescindível para existência,sobrevivência e sucesso das organizações, a seguir iremos abordar desde o principio como e quando e por quem começou, os conceitos esses que são seguidos ate hoje,e garantem o sucesso da administração, conceitos que serão abordados na pratica com a Reestruturação da JC confeçoes , uma empresa que não tinha nenhuma estrutura e nenhuma condição de seguir no mercado,aplicando podemos ver a grande diferença e o sucesso da empresa com os pais da administração, Frederick Wilson Taylor sua enfase era nas tarefas, Henry Fayol enfase na estrutura .

Desenvolvimento:

Com a Revolução Industrial, que ocorreu na Europa nos séculos XVIII e XIX, as fábricas passaram a substituir a produção manual pela produção mecânica. Para os administradores, essa mudança veio a facilitar na supervisão de pequenos grupos, e ajudou na obtenção de melhores resultados.

Ao final do século XIX, houve uma grande expansão do transporte, estradas de ferro, e da comunicação como telégrafos e correios. Com isso, as organizações se tornaram maiores, logo, houve a necessidade de uma Administração estruturada. Surgindo então, a Abordagem Clássica da Administração, que se divide em duas partes: Administração Científica com Taylor e Teoria da Administração com Fayol.

No início do século XX, Frederick Wilson Taylor, revolucionou o sistema produtivo, criando assim, o que deu origem a base, sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.

Em sua filosofia d administração, Taylor considerava quatro princípios para aprimorar o desempenho organizacional:

1. Seleção e treinamento de pessoal: os colaboradores deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de modo que haja compatividade entre as pessoas e as tarefas.

2. Melhores salários e custo baixo de produção:

3. Identificar a melhor maneira de executar as tarefas: através do método de pesquisa, Taylor realizava estudos sobre tempos e movimentos. Taylor cronometrava os movimentos dos trabalhadores nas tarefas executadas, e também analisava as unidades de trabalho, a fim de encontrar as melhores maneiras para que os trabalhadores executassem suas tarefas.

4. Cooperação entre Administração e colaboradores: visa garantir um ambiente favorável, onde haja uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a Administração e colaboradores.

As tarefas analisadas por Taylor eram aquelas realizadas no chão de fábrica. Taylor dava ênfase ás tarefas, na racionalização e na redução do tempo utilizado para a execução das mesmas.

Para Taylor, o sucesso do indivíduo estava relacionado ao sucesso da Organização. Taylor acreditava que com a busca de maior racionalização e eficiência na execução das tarefas, poderia reduzir o conflito entre os colaboradores e a Organização.

Na Europa, paralelo aos estudos de Taylor, Henry Fayol defendia princípios semelhantes, porém, diferente de Taylor, Fayol não estava apenas preocupado com as tarefas, ele se preocupava com a estrutura organizacional como um todo.

Fayol foi o fundador da Teoria da Clássica da Administração e autor da Administração Industrial em geral. Criou sua própria teoria, e com base nessa teoria, Fayol começa a dividir em seis atividades ou funções distintas:

1. Função Técnica: corresponde a atividade e produtividade da empresa.

2. Função Comercial: refere-se á compra de mercadorias, matéria-prima, materiais de consumo, entre outros, que são necessárias para se desenvolver atividades na empresa.

3. Função Financeira: refere-se á busca e utilização de recursos financeiros, através de instituições bancárias, investimentos de terceiros, entre outros.

4. Função de Segurança: corresponde a proteger a propriedade e as pessoas; visa à salubridade dos trabalhadores, etc.

5. Função Contábil: refere-se a registro de estoques, balanços, custos, com o objetivo de apurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com