TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Negociação

Trabalho Escolar: ATPS De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1

Pontos de vista de diversos autores sobre negociação:

NEGOCIAÇÃO

Segundo Miranda (2003), negociação é desenvolver suas habilidades como negociador é a chave do sucesso para seus negócios e sua vida. Todos negociamos a todo momento de nossa vida. A diferença é que alguns são treinados para isso e o fazem de uma forma regular e planejada, conseguindo sempre bons resultados. Optamos pela negociação quando não queremos correr o risco do confronto de que um dos lados saia perdendo completamente e o outro absoluto vencedor. Capacidade gerencial é sinônimo de habilidade de negociação grandes dirigentes empresariais são negociadores vitoriosos. Tudo é absolutamente negociável, desde que saibamos tomar o assunto negociável. Negociar bem é assegurar-se de que não se esteja vencendo a batalha e perdendo a guerra.

O QUE É NEGOCIAR?

Para De Mello (2008), a negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou vetar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mutuo ou quando desejam mudar as regras de um acordo já existente. A negociação é um indicador seguro do grau de desenvolvimento e maturidade das pessoas e instituições porque evidencia claramente se elas abandonaram outra forma disponível para a solução de conflitos a força.

NEGOCIAÇÃO

Segundo Andrade (2004), Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produtos final seja maior que a soma das contribuições individuais.

ETAPA 2 - PASSO 2

1) Com base nas leituras realizadas no passo 1 e no que foi estudado em sala de aula, qual seria a melhor definição para processo de negociação como sistema?

De acordo com Junqueira (2009 – Site Portal da educação) “Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuição individuais.”

2) Qual é a importância da comunicação na negociação?

Em uma negociação a comunicação sempre é difícil, pois como já é de nossa ciência pode haver diversos ruídos na comunicação atrapalhando o processo, como pessoas falando ao mesmo tempo, interrupções inesperadas, pessoas que participam e não estão totalmente envolvidas ou que não conhecem especificamente o item negociado, também requer habilidades técnicas, interpessoais, planejamento e autocontrole.

Para que a negociação seja bem sucedida é preciso seguir algumas condições básicas, escutar atentamente e registrar o que está sendo dito, falar de maneira clara que seja bem compreendido, falar sobre você mesmo e não sobre o outro, ser objetivo, criativo, mostrar extremo interesse, estimular opiniões e acordos.

A comunicação pode variar também dependendo do nível das pessoas, o ambiente em que está, o item que está sendo negociado. Assim como numa negociação dentro das empresas onde a comunicação é mais formal, usando o vocabulário mais regrado, sempre expondo a seriedade no assunto.

Numa entrevista de emprego por exemplo, a comunicação é mais complicada ainda, pois o item que está sendo vendido é você mesmo, e o nervosismo e a emoção tomam conta desse cenário, qualquer palavra pronunciada deve ser muito bem elaborada.

Já em uma negociação entre amigos ou familiares, a comunicação é mais informal, pois a intimidade automaticamente faz com que as pessoas falem do jeito que estão acostumadas e sabem que não irá se prejudicar.

Concluo que não existe uma receita certa da comunição na negociação, pois cada pessoa usa a comunicação como acha necessário, basta usar o bom senso e aplicá-la da melhor maneira possível.

PASSO 3

Compra de um carro usado

PASSO 4

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – ATPS – ETAPA 2 – TABELA 1 – AUTOR DO LIVRO

Integrantes da Equipe: Emerson M. Ferreira, Joseane Soares Silva, Letícia P. Oliveira, Lucinéia M. T. de Lima, Thais T. Lima, Viviane L. F. Ferreira

Negociação escolhida: A compra de um carro usado

Características da negociação Desafios da negociação Dicas do autor Passos a serem tomados Perigos e aspectos de atenção

1) Definir as especificações do carro Definir claramente as especificações sem se distrair por modelos que são bonitos, mas não tem as especificações que quer. Determinar quilometragem adequada, porte, modelo, e pequenas características.

2) saber quanto poderá gastar Peça ao gerente do banco que o ajude a determinar quanto você precisa ter de renda e quanto poderá dispor. Saber como será o pagamento, conhecer o quanto poderá gastar. Consultar um banco antes de começar a procurar um carro.

3) Procurar atender as especificações, e procurar em vários locais um carro Encontrar vários carros que atendem o interesse e descobrir como fazer o melhor negocio. Comparar os carros de vários lugares. Comprando em concessionária, você paga um pouco mais, mas tem garantia. E comprando de um particular, paga mais barato, mas não tem garantia nenhuma. Procurar em jornais, classificados, revistas especializadas, lojas de carros usados, indicações de conhecidos e feiras de compra e venda de carros.

4) Saber o preço tabela do carro Saiba o preço declarado do carro. Há muitas publicações no mercado que informam o preço de qualquer carro. Pesquisar em revistas, sites, jornais, etc., o valor tabelado dos carros. Observar o valor de carros em boas e más condições. Se tiver dúvidas em relação a parte mecânica do carro, vale a pena pagar um pessoa entendida no assunto para inspeção.

5) Verificar estado do carro. Leve um amigo que não esteja envolvido emocionalmente com a compra do carro para ajudá-lo a verificar se há defeitos, danos, muito desgaste, etc. Descobrir o preço inicial. Ir ver o carro. Fazer um teste-drive para saber como se sente e se gosta dele. Faça perguntas a respeito do carro, quantos proprietários já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com