TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EM PESQUISA

Artigos Científicos: ATPS EM PESQUISA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................02

1 – A relevância da Pesquisa para o Serviço Social..........................................03

2 – A questão dos Inadotáveis para a Casa de Nazaré ...................................04

3.1. Objetivos Gerais e Específicos...................................................................07

3.2. Fundamentação Teórica.............................................................................10

4 – Cronograma.................................................................................................13

Conclusão..........................................................................................................14

Referência Bibliográfica.....................................................................................16

INTRODUÇÃO

A apresentação do trabalho é relacionado à importância da pesquisa e dos seus desdobramentos, foi tema da discussão que o grupo realizou, dentro do segmento de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, denominada Associação e Comunidade Casa de Nazaré, buscando focar dentro de uma Instituição, o que se enfrenta em situações diversas, e buscando dentro dessas situações, quais os problemas mais complexos.

A adoção no Brasil é uma realidade trabalhada pelos segmentos envolvidos, mas, o que ocorre quando essas adoções não são possíveis é um grande problema, não só para a instituição de acolhimento, mas, também para a toda a sociedade, visto que essas crianças/adolescentes fazem parte de um grande contingente de meninos e meninas que precisam ser vistos como cidadãos de direito.

O trabalho foi realizado enfocando a problemática dos “inadotáveis”, com suas consequências.

1 – A relevância da Pesquisa para o Serviço Social

Entende-se que Pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber, com o objetivo de: gerar novos conhecimentos e confirmar ou desconstruir um conceito já existente. O resultado de uma pesquisa é de um rico processo de aprendizado, que ocorre em mão dupla, ou seja, traz benefícios tanto para quem esta desenvolvendo a pesquisa e sua aplicação e para a sociedade, grupo ou comunidade pesquisada.

A pesquisa constrói um conhecimento cientifico, por que ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes, construída com base em uma metodologia adequada. Este conhecimento cientifica é transmitida de forma lógica, racional, através de processos formais de aprendizagem. Para se buscar o “por que” e “como” os fenômenos acontecem usamos “métodos” e “metodologias”.

As diferenças entre ambos é que método é desenvolvido pela razão, ou seja, entender a problemática. A metodologia esta mais preocupada com o fazer, como operacionalizar a pesquisa que será realizada com fundamentos teóricos do método, e nesse processo que serão definidos os instrumentos, técnicas e demais recursos que serão utilizados para que se alcance o objetivo final.

“Baseado nestes conhecimentos de conhecer a realidade atual e concreta que o profissional de Serviço Social tende a obter o espírito” investigativo.

Por ser uma profissão considerada interventiva a pesquisa adquire uma relevância no processo da formação acadêmica. A pesquisa é entendida como um instrumento de desvendamento da realidade, um pressuposto que ilumina a leitura da realidade para possíveis propostas de intervenção.

O Serviço Social teve inúmeras transformações, teve que se organizar para atender as demandas, impostas pelo capitalismo, pois a pesquisa era entendida como “coletar dados” e amenizar as rebeliões e greves, deixando de lado a “investigação”.

Na década de 80 a pesquisa passa a ter suma importância para a formação do profissional em Serviço Social, sendo seu principal objeto de estudo. A assistente social passa a compreender a realidade social e as demandas que estavam opostas. Passou a se envolver com a elaboração teórica, onde a pesquisa e a dimensão praticam da profissão, passa a ser um elemento essencial na formação (teórica-metodologica) da profissão.

Nesse contexto a investigação cientifica constitui uma dimensão da pratica e uma exigência fundamental para a construção de um corpo teórico metodológico que vem atender as novas exigências da atuação profissional (Soares 1996).

Com o passar do tempo o serviço social construiu um quadro teórico, onde se evidencia a sua legitimidade no contexto das ciências sociais particulares frente às agencias de fomentos.

“Fortalecida a produção coletiva a partir da criação de grupos de pesquisas possibilitando o desenvolvimento e a organização nas áreas acadêmicas, tendo em mãos o “tema” e a demanda” sincronizados com as demandas postas pelas transformações sociais e seus desdobramentos no campo profissional.

Segundo Ivete Simionatto (2005) a pesquisa no serviço social vem se consolidando e estão sendo mais utilizadas no âmbito das políticas sociais, investigação sobre a profissão, nos espaços sócio-ocupacionais, no ambiente da graduação e pós-graduação, entre outras.

O momento em que vivemos é um momento plenos de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos,mais justos,mais solidários.”(Iamamoto, 2000. P.17).

2- As questões dos inadotáveis da Instituição Casa de Nazaré.

A ASSOCIAÇÃO E COMUNIDADE CASA DE NAZARÉ, denominada abreviadamente como CASA DE NAZARÉ, é uma associação civil, sem finalidades lucrativas, beneficente e filantrópica, que atua na área da assistência social e que integra o denominado Terceiro Setor. A associação tem como finalidade prestar amparo, assistência e proteção a crianças e adolescentes por meio do acolhimento (abrigamento)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com