TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FINANCEIRA

Artigo: ATPS FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 8

Matematica Financeira

SÃO PAULO

2014

FACULDADE ANHANGUERA CAMPO LIMPO

MARIA JOSE BARBOSA DA SILVA RA- 6397237455

ROGÉRIO BATISTA DA SILVA-6397233375

EVA MARTA ARAÚJO DOS SANTOS -6950464780

ALICE MATIAS ZAMPA DO NASCIMENTO- 6946460790

Atividade proposto como requisito de avaliação na disciplina de Matemática Financeira, no Curso de Processos Gerenciais, da Faculdade Anhanguera, turma 2º semestre, sob a orientação do Professor Tutor Carlos Jr.

Sumário

Introdução………………………………………………………………..Pag.4

Fundamentos da Matemática Financeira………………………………Pag.5

Juros Simples…………………………………………………………….Pag.6

Juros Compostos…………………………………………………………Pag.7

Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV)…………………………. .....Pag.8

Dados hipotéticos………………………………………………………. .Pag.9

Tabela Amortização………………………………………………… ….Pag.10/11/12

Bibliografia……………………………………………………………….Pag.13

INTRODUÇÃO

Em um mundo com tantas opções de produtos financeiros (cheque especial, cartão de crédito, financiamentos e leasing, crédito direto ao consumidor, poupança, fundos de investimentos, etc), as pessoas devem estar preparadas para lidar com situações cada vez mais complexas ao desejarem adquirir um bem ou um empréstimo. Além das diversas opções de pagamento, as decisões de investimento tampouco são simples. Taxas de retorno, quantia inicial mínima e períodos de carência são alguns dos fatores que tornam as alternativas à poupança de difícil acesso à população em geral. Matemática Financeira que se preocupa com o estudo do valor do dinheiro no tempo, sendo uma base de conhecimento indispensável para o entendimento da Análise de investimentos, pois fornece as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das diversas teorias existentes. Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necess•ria a aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisãoo e a gestão financeira das empresas.

Grandes corporações, tem investido muitos recursos no desenvolvimento de profissionais capacitados a entender e buscar as melhores opções de negócios.

A) “Fundamentos da Matemática Financeira”.

O objetivo principal da matemática financeira é estudar o valor do dinheiro em função do tempo. Este conceito, aparentemente simples, tem vários detalhes quanto à forma de estudo do valor do dinheiro no tempo.

Risco: quando estamos concedendo crédito, estamos mesmo é analisando o risco contido nas operações de crédito. Os conceitos de matemática financeira serão importantes para medir o risco envolvido em várias operações de créditos.

Prejuízo (ou despesa): Em qualquer operação financeira, normalmente, ocorre o pagamento de juros, taxas, impostos, etc., caracterizando-se para alguns como prejuízo e para outros como pagamento de despesas financeiras. A matemática financeira irá mostrar quanto se pagou de despesa ou medir o tamanho do prejuízo em uma operação financeira.

Lucro (ou receita): Da mesma forma que alguém ou uma instituição paga juros e caracterizao como prejuízo ou despesa, quem recebe pode classificar estes juros como lucro ou receita ou simplesmente como a remuneração do capital emprestado. A matemática financeira nos ajuda a calcular este juro ou receita, bem como a remuneração do capital emprestado.

Porcentagem: O cálculo de porcentagem é uma operação das mais antigas, em termos de cálculos comerciais e financeiros. A expressão por cento é indicada geralmente por meio do sinal %. Quando efetuamos um cálculo de porcentagem na, verdade estamos efetuando um simples cálculo de proporção.

B) Juros Simples

O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros

P = principal (capital)

i = taxa de juros

n = número de períodos

Exemplo: Temos uma dívida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com