TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Contabilidade Etapas 1 E 2

Trabalho Universitário: ATPS Teoria Da Contabilidade Etapas 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 12

Uni-Anhanguera Faculdade Anhanguera do Rio Grande curso de Administração, disciplina de Teoria da Contabilidade.

RAFAEL SCHMITT – RA: 5322955541

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TEORIAS DA CONTABILIDADE

Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior

A origem e a evolução da Contabilidade

Não é possível afirmar com exatidão a época em que iniciou a Contabilidade. Mas, acredita-se que ela é tão antiga quanto à origem do homem. Alguns pesquisadores revelam que os primeiros sinais objetivos da existência da Contabilidade, datam de mais ou menos 4000 anos a.C., outros falam em 6000 anos antes de Cristo. A partir do momento em que o homem deixou de viver, exclusivamente, da caça, pesca e coleta de frutos e, passou a ter como principais atividades a agricultura e o pastoreio, houveconsequentemente, a necessidade de avaliar e controlar os bens, o que fez surgir os primeiros registros primitivos da Contabilidade, em que utilizavam desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio existente. As principais escritas contábeis são do final da Era da Pedra Polida, quando o homem registrou os seus primeiros desenhos e gravações.

Os sumérios, Babilônicos e os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas. Os registros combinavam figuras com números, continham a cara do animal e o número das cabeças existentes.

Na cidade de Ur, na caldéia, onde viveu Abraão, personagem bíblico, encontra-seem escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes à mão-de-obra e materiais. Há 5000 anos antes de Cristo, o homemjá dava muita importância a organização dos seus custos.

Nas escritas em papiro, os egípcios deixaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam a 6000 anos antes de Cristo. Inscreviam-se bens móveis e bens imóveis, e já estabeleciam, de forma primitiva, controles administrativos e financeiros. Tudo indica que os egípcios foram os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Os egípcios usavam como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada “Shat”, era a adoção, de forma prática, o Princípio do Denominador Comum Monetário.

Baseado nos modelos egípcios, os gregos em 2000 anos antes de Cristo, já escrituravam Contas de Custos e Receitas, procedendo, anualmente, a uma confrontação entre elas, para apuração do saldo. Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio, estendendo a escrituração contábil às várias atividades, como administração pública, privada e bancária.

No estudo da evolução do pensamento contábil, percebe-se que a contabilidade é uma área de conhecimento cuja evolução sempre esteve associada ao desenvolvimento das atividades mercantis, econômicas e sociais. Nesse sentido, pode-se verificar que a Contabilidade teve um desenvolvimento extraordinário na Europa a partir do século XIII.

Em 1202, na Itália, foi publicado o livro “LiberAbaci”, de Leonardo Pisano. Na época, estudavam-se, técnicas matemáticas, pesos, medidas e câmbio, tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.

O período medieval foi muito importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a “Era técnica”, devido as grandes invenções, que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos, surgindo, como consequência das necessidades da época, o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro.

O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital, alterando as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos.

Apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, Pacioli não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV. O surgimento do método das Partidas Dobradas por volta do século XIII e XIV teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região.

Antes do trabalho de Pacioli, entretanto, é preciso ressaltar que alguns autores, os quais tratavam, principalmente, de práticas comerciais da época e de matemática comercial e financeira,que tiveram grande importância como precursores de seu trabalho.

Destacam-se os seguintes:

*1202 – Leonardo Fibonacci escreveu o “LiberAbaci”, um compêndio sobre cálculo comercial, que pode ser considerado o marco que separa a Contabilidade antiga da moderna.

*1340 – Francesco diBalduccioPegolotti escreve “La Pratica dellamercatura”, uma espécie de manual do comerciante, e uma obra muito importante para a análise da evolução da Contabilidade.

*1458 – Benedetto Cotruglilança “Della mercatura et del mercante perfeto”, que o famoso historiador Federico Melis considera como o mais perfeito trabalho sobre práticas comerciais, antes de Pacioli.

O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a “Summa de Aritmética, Geometria, proportionietproporcionalitá”, impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. Escreveu “Tratactus de ComputisetScripturis” ( Contabilidade por Partidas Dobradas ), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.

A obra de Pacioli não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente para que novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto.

ETAPA 2

O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com