TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Trabalho Universitário: ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP- CEAD

POLO: BARRA DO CORDA- MA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

SEMESTRE: 1/ 2014 - 7º PERIODO

DISCIPLINA: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

TUTOR A DISTANCIA: LUIS FERNANDO CRESPO

TUTOR PRESENCIAL: ELIANA MOTA VITERBIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PRISCILA SILVA SOUSA RA: 305428

FRANCISCA JAYANNE DE OLIVEIRA DA SILVA RA:333752

RAURISSON TRIGUEIRO RA: 307906

OSCAR ALVES DE SOUZA RA: 339032

BARRA DO CORDA – MA

JUNHO DE 2014

INTRODUÇÃO

Ética e Administração

Pode-se compreender como ética aquilo que pertence ao caráter do sujeito, seus costumes, maneira de ser e agir, e assimilar esse conceito de forma mais prática observando certas condutas do dia a dia ao se referir ao comportamento de alguns profissionais como professores, médicos, advogados, administradores, etc.

Através da ética entende-se que o homem é um ser sociável e não isolado ou individualista.

Em uma entrevista para a Revista Fórum, em Julho de 2013, o filósofo Peter Singer declara que: “Ética não é só sobre o que fazemos, é também sobre o que não fazemos”.

É preciso que o administrador tenha ética em suas atitudes, pois ele é gerenciador de decisões que envolvem julgamentos sobre o destino de outras pessoas e grupos, portanto devendo ser respeito a pessoa como humano e não objeto utilizado para obtenção de mais lucros dentro da empresa. Levar em consideração a historia de vida das pessoas, seus esforços, suas capacidades e objetivos pessoais também.

Sobre o filme

O filme “Amor sem escalas” retrata a historia de um executivo contratado por empresas que estão prestes a falir e precisam demitir as pessoas; chamado de “conselheiro de transições de carreira”, Ryan é o responsável por dispensar os ex-funcionários destas empresas e tenta mostrar-lhes que essa é apenas uma nova etapa de suas vidas que se inicia. As atitudes em resposta à demissão variam, alguns caem em prantos de choro enquanto que outros se mostram um tanto indiferentes, ate o desespero tornar-se ameaça de morte.

Apesar do contexto do filme ser correspondente ao cenário financeiro atual ele mostra o comportamento humano, principalmente no mundo dos negócios e ambiente de trabalho, e mais especificamente nestas circunstancias de demissões. Treinado e acostumado a demitir pessoas, Ryan faz isso de maneira impessoal seguindo uma linha de ética profissional a fim de tornar o processo o mais humano possível, e tenta mostrar à pessoa que esse é apenas um passo para começar algo novo em sua vida, dar novo rumo, e não se deixar abater. O que Ryan parece não saber ainda é que ele também está prestes a passar por isso, quando a jovem Natalie, uma recém-formada, chega para implementar um novo sistema que permite demitir as pessoas através de vídeo conferencia e assim tirá-lo de sua rotina de viagens.

Devido a sua profissão, Ryan viaja constantemente e passa boa parte da sua vida em aeroportos, com isso desenvolveu um hobby (mais parece obsessão) de acumular milhas, até que em um desses voos ele atinge os 10 milhões de milhas e recebe seu cartão fidelidade como 7º sócio. Com tantas experiências, também se torna palestrante motivacional para outros executivos, e prega que as pessoas devem viver de maneira livre sem precisar carregar pesos desnecessários, isso significa que não devem se apegar às pessoas (inclui amigos, colegas de trabalho, família). Mesmo sendo tão desprendido, entre essas viagens ele conhece uma mulher chamada Alex, que leva a vida como a dele sempre viajando e acabam por se envolver emocionalmente, vão ao casamento da irmã de Ryan onde revive sua infância e os laços familiares. Quando o galã finalmente se apaixona e tem uma relação com certo grau de compromisso (coisa que não faz seu tipo), ele descobre que Alex na verdade, possui uma família com marido e filhos, e não pode corresponder a seu desejo de ter algo mais sério.

Análise sobre situações envolvendo a ética profissional em administração no filme

Uma situação observada é de quando Natalie participa das demissões e vivencia as diferentes reações ao receber a noticia de que já não tem mais emprego. Ela se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com