TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 02: PANORAMA MUNDIAL E NACIONAL- MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS EMERGENTES

Casos: AULA TEMA 02: PANORAMA MUNDIAL E NACIONAL- MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS EMERGENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

AULA TEMA 02: PANORAMA MUNDIAL E NACIONAL- MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS EMERGENTES

O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio? Justifique a sua resposta.

Creio que o Brasil vai sim alcançar as metas estabelecidas, mas não será com a qualidade necessária para que os objetivos alcancem aquilo que se é proposto pelo ODM.

Com os comparativos feitos nos indicadores analisados de 1990, 25,6% da população vivia abaixo da linha da pobreza já em 2008, o número foi reduzido para 4,8%, pode-se dizer que este primeiro passo foi realizado com sucesso.

Já com relação a atingir um ensino básico universal o Brasil tem uma taxa de inscritos que chega a 95,1% em todo o território nacional, mas a taxa de frequência ainda é relativamente baixa entre as áreas mais pobres, e também, nas regiões norte e nordeste do pais, a qualidade do ensino recebido deixa muito a desejar para que seja considerados um objetivo já concluído.

Quanto a Igualdade entre os sexos, é algo que no Brasil já vem acontecendo de forma natural, claro ainda deixando a desejar em alguns quesitos mas que com o tempo e o amadurecimento da população tais preconceitos serão quebrados de forma simples e rápida. Até 2015 creio que será realizado com sucesso.

A área da saúde é onde o Brasil mais encontra dificuldades, apesar da taxa de mortalidade infantil ter sofrido uma redução considerável dos indicadores de 1990 de 47,1 óbitos a cada mil nascimento para 2008 onde a taxa de óbitos é de 19 a cada mil nascimentos, ainda está fora da media estabelecida de 17,9 óbitos a cada mil nascimentos e também mortalidade materna houve um declínio de quase 50% se comparados os indicadores de 1990 onde a taxa era 140 mortes a cada 100 mil nascimentos para 2007 com 75 óbitos a cada 100 mil nascimentos. Mas ainda está longe de ser um número perfeito dentro das condições clinicas. A única área da saúde em que o Brasil realmente se destaca é no combate ao HIV sendo o primeiro a distribuir e financiar em sua rede pública de saúde o tratamento para a doença, apenas 0,61% da população entre 15 e 49 anos vivem com o vírus.

Quanto a sustentabilidade ambiental será o objetivo mais complexo para o Brasil atingir, devido à dificuldade de acesso ao saneamento básico em regiões remotas e em zonas rurais.

O Brasil é um dos países a frente das negociações para a extensão dos comércios internacionais sendo pro ativo e inovador nas parcerias globais. Estabelece sim, uma parceria Mundial para o Desenvolvimento.

Com base apurada nesses 8 tópicos, o Brasil está caminhando para o cumprimento dessas metas até o fim do prazo estabelecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com