TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE MONITORAMENTO

Relatório de pesquisa: AVALIAÇÃO DE MONITORAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Ana da Silva e Souza

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CONTROLADORIA

VITÓRIA

2013

ANA DA SILVA E SOUZA

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CONTROLADORIA

Atividade Avaliativa apresentada à disciplina Controladoria, do curso de Ciências Contábeis, modalidade à distância da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção de nota.

Professora: Emanuel Junqueira

VITÓRIA

2013

1. INTRODUÇÃO

Uma empresa para se manter no mercado atual, diante da concorrência e da diversidade de oportunidades, necessita de um plano que tenha foco no tipo de serviço e mercadoria que o mercado tende absorver, porém sem extrapolar a sua capacidade de investimento. Nesse contexto, esse plano se monta dentro de uma ordem denominada Planejamento Estratégico. O ideal é que esse planejamento se origine ainda no estado de fecundação dos negócios para que essa empresa entre no mercado com as suas diretrizes traçadas, caso contrário ela estará fadada à penúria financeira e operacional.

Neste sentido podemos dizer que não existe uma empresa sem uma estratégia e caso exista alguma nessas condições, é fato que ela não sobreviverá por muito tempo para dizer que está se sustentando no mercado sem rumo algum. Mesmo uma pequena empresa sem a menor noção do lugar para onde deseja ir ou das empresas que estão no mercado apenas atrás do lucro mais fácil que aparecer, todas necessitam de uma estratégia, pois diante de um mercado cada vez mais complexo e cheio de oportunidades, não dá para um determinado negócio continuar existindo desta forma. Portanto, diante dessa realidade do mercado, há a necessidade de montar uma estratégia para precaver todos os passos dessa empresa.

Sendo assim, o sentido de montar um planejamento está na exploração do mercado em que a empresa está inserida, sendo que este terá como objetivo surpreender tanto os concorrentes como o público alvo dos negócios desenvolvidos pela empresa.

2. CONCEITOS TEÓRICOS

A manutenção no mercado depende do poder que a empresa tem de criar vantagens que a tornem competitiva e atrativa à clientela, porém criando também dificuldades aos seus concorrentes de se igualarem a ela nesse mercado. Sendo assim, é aí que entra o planejamento estratégico, uma vez que o objetivo principal de uma empresa com fins lucrativos é a maximização dos resultados, de preferência com a maior taxa de retorno sobre os investimentos realizados. Contudo, para chegar a esse resultado é preciso definir pontos importantes no planejamento a ser elaborado: missão, visão, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, além de traçar os fatores críticos de sucesso e os objetivos estratégicos de longo prazo, conforme definição a seguir:

• Missão: Define o motivo pelo qual a empresa foi criada, qual o seu real propósito, o que ela irá produzir ou comercializar, de que modo e para quem (público alvo);

• Visão: Define como a empresa será vista no mercado pelos seus dirigentes, colaboradores, fornecedores e a comunidade de forma geral;

• Pontos fortes e fracos: Após análises dos fatores internos da empresa, podem-se definir esses pontos, com a maximização dos pontos fortes e nulidade dos pontos fracos. Como exemplo de pontos fortes pode-se citar a baixa rotatividade de funcionários e eficiência no processo de produção, enquanto para os pontos fracos deficiência em investimento em novas tecnologias e escassez de capital de giro;

• Oportunidades e ameaças: Esta também se define após análise interna de forma criteriosa, porém junto ao ambiente externo. As oportunidades podem ser a diversificação nos produtos inéditos no mercado como diferencial da empresa e dentre as ameaças pode-se citar a concorrência de alto poder de investimento, bem como os obstáculos legais, como legislação tributária e trabalhista;

• Fatores críticos de sucesso: São as atividades-chaves do negócio e que precisam ser bem elaborados para que a empresa atinja os seus objetivos. Com eles a parte crítica do processo de trabalho na empresa é identificada, especificando as variáveis que diferenciam a organização de seus concorrentes, sendo único para cada tipo de negócio. Esses fatores críticos de sucesso permitem evidenciar os pontos fortes e fracos da empresa, que deverá concentrar os seus investimentos em cima dos pontos fortes;

• Objetivos de longo prazo: Estes são os resultados que a organização pretende atingir, sendo que algumas empresas os utilizam como base para o seu planejamento estratégico como direcionamento das estratégias a seguir, para tanto nesse processo de definição dos objetivos é importante que sejam criados critérios de quantificação (fatia de mercado, faturamento total, número de clientes), para em seguida serem medidos por indicadores, sendo que assim se possa avaliá-los na fase de controle.

Neste contexto o presente trabalho exemplifica o planejamento através da análise de uma empresa do ramo farmacêutico localizada na Sede do município de Aracruz – ES.

Empresa: João Carlos Demétrio da Silva ME

Nome Fantasia: Drogaria Central Rede Farmes

CNPJ: 36.001.568/0001-74

IE: 081.367.72-4

Endereço: Avenida Venâncio Flores, 1258 – Centro – Aracruz – ES

A empresa João Carlos Demétrio da Silva ME, não adota o planejamento estratégico conforme apresentado nesse estudo, sendo assim, mediante autorização do proprietário apresentamos a seguir o planejamento adotado como forma de auxiliar em longo prazo:

Missão: “Promover a saúde e a beleza dos nossos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com