TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acumulação Capitalista

Exames: Acumulação Capitalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos mais importantes prêmios concedidos no mundo empresarial japonês, assim denominado em homenagem ao dr. Edwards Deming, o introdutor dos conceitos de controle de qualidade no Japão.

O Prêmio Deming foi criado pela Associação Japonesa de Ciência e Engenharia (Juse) e é distribuído anualmente às empresas que mais se destacaram no desenvolvimento da qualidade de seus produtos através da prática do do Total Quality Management ( TQM) e a pessoas que tenham feito contribuições ao estudo do TQM ou à sua disseminação. Até 1994 existiam três categorias do Prêmio Deming:

a) para indivíduos,

b) para empresas japonesas e

c) para empresas de outros paises.

A partir de 1995 elas deixam de existir e o prêmio Deming torna-se na prática um Prêmio Mundial. Na categoria indivíduos o primeiro prêmio foi dado em 1951 e o vencedor foi Motosaburo Masuyama. Na categoria empresas, as vencedoras em 1951 foram: Fuji Iron&Steel Co., Showa Denko K.K., Tanabe Seiyaka Co. e a Yawata Iron&Steel Co. Os primeiros prêmios a empresas estrangeiras ocorre em 2001 e as vencedoras foram a Sundaram Brake Linings Ltd. da Índia, a Thai Acrylic Fibre Co. e a Thai Carbon Black Public Co. da Tailândia e a Sanden System Engineering Co. do Japão.

A contribuição de Deming — consultor de renome internacional — foi tão significativa para o Japão que em 1960 o Imperador conferiu-lhe a Medalha da Segunda Ordem do Tesouro Sagrado. Nos Estados Unidos, onde Deming nasceu, sua contribuição também é reconhecida: em 1956, ele recebeu a Medalha Shewhart de Qualidade e, em 1983, o Prêmio Samuel S. Wilks da Associação Americana de Estatística.

Apesar de ter iniciado sua carreira no campo específico do controle de qualidade, as contribuições de Deming vão mais além, abordando outros temas de administração, especialmente os relacionados com o estilo de gerência. Veja-se, por exemplo, seu livro Qualidade: a Revolução da Administração, em que ele estabelece os catorze princípios básicos da prática administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com