TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Casos: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Uma introdução Histórica à Administração de Materiais

A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto à existência do ser humano.

A Revolução Industrial, meados dos séculos XVIII e XIX, acirrou a concorrência de mercado e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem maior importância. Este período foi marcado por modificações profundas nos métodos do sistema de fabricação e estocagem em maior escala. O trabalho, até então, totalmente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, fazendo com que a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser visto sob outro prisma pela administração. A constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso à administração de materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização, ela qualquer que fosse.

Um dos fatores mais marcantes e que comprovaram a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foi, sem dúvida, as duas grandes guerras mundiais, isso sem contar com outros desejos de conquistas como, principalmente o empreendimento de Napoleão Bonaparte. Em todos os embates ficou comprovado que o fator abastecimento ou suprimento se constitui um elemento de vital importância e que determinou o sucesso ou o insucesso dos empreendimentos. Soldados e estratégias por mais eficazes que fossem, eram insuficientes para o alcance dos resultados exercidos. Munições, equipamentos, víveres, vestuário adequados, combustíveis foram, são e serão necessários sempre, no momento oportuno e no local certo, isto quer dizer que administrar materiais é como administrar informações: “quem os têm quando necessita, no local e na quantidade necessária, possui ampla possibilidade de ser bem sucedido”.

ETAPA 1

Passo 1

A definição de recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza. Patrimônio pode ser conceituado como um conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na realização de seus objetivos sociais.

As empresas precisam e tem à sua disposição, cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais; de capital ou financeiros; humanos; e tecnológicos. A administração de recursos materiais envolve uma sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem em seu recebimento, transporte interno e seu acondicionamento em seu transporte, em sua armazenagem como produto acabado e por fim, na sua distribuição ao consumidor final.

A administração de recursos patrimoniais tem uma sequência de operações que se inicia na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem para depois lidar com sua conservação, manutenção ou alienação.

Passo 2

Uma das maiores importâncias da administração de materiais é fazer com que o insumo ou matéria prima esteja sempre disponível quando precisar, sem gerar um acúmulo de estoque, ou seja, evitando assim, o ‘capital parado’.

A empresa escolhida para a visita técnica foi uma transportadora localizada na cidade de Lavras-MG, intitulada HI Transportes. A princípio agendamos uma conversa com o coordenador de logística e conhecemos os processos logísticos: a empresa trabalha com a prestação de serviços, atuando em várias regiões brasileiras. Observamos que a organização possui uma logística integrada em um sistema de informática conectado à rede de internet, onde todas as informações contidas neste sistema são em tempo real.

Observando a administração de recursos materiais, a empresa possui dois departamentos focados nestes recursos: o almoxarifado que é responsável pelo recebimento, organização e distribuição dos recursos materiais e existe também o departamento de compras que é responsável por realizar os orçamentos de compras e finalizar o pedido. Cada um desses setores possui duas pessoas: um analista e outro auxiliar. Dentro da organização, todas as solicitações de materiais são feitas através de sistema interno, chamado Visual Rodopar, onde há uma aba na qual os próprios funcionários solicitam seus materiais. Após sua solicitação o auxiliar do departamento de compras solicita ao responsável pelo almoxarifado, o material para entregar ao solicitando. Caso o material não esteja disponível no estoque, o Departamento de Compras realiza a aquisição para suprir as necessidades.

O que nos chamou a atenção foi o método de estocagem onde vimos, na prática, a utilização da ‘curva ABC’, onde os materiais mais caros, como por exemplo, rastreadores, máquinas de solda e computadores, estão acondicionados em uma prateleira isolados, onde se tem uma visão ampla desses equipamentos. As prateleiras intituladas como sendo da categoria B possuem objetos com valores menos expressivos que a categoria A e o C são os demais materiais armazenados neste local.

ETAPA 2

O sistema MRP “Materials Requiriment Planning” é uma técnica computadorizada que permite determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com